‘Viver Mais Paraná’ trará condomínio especial para Terceira Idade

Convênio entre Prefeitura de Cascavel e Governo do Estado, através da Cohapar, foi assinado hoje pelo prefeito Paranhos e o governador Ratinho Junior

O prefeito Leonaldo Paranhos e o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, assinaram hoje (24), em Ponta Grossa, durante instalação da Sede do Governo naquele Município, convênio para a construção de 40 unidades habitacionais voltadas aos idosos. O condomínio que vai atender a população com mais de 60 anos e em situação de vulnerabilidade social, será construído no Loteamento Siena (atrás do Parque de Exposições Celso Garcia Cid). Cascavel foi selecionada pelo Governo Estado no Programa ‘Viver Mais Paraná’.

Em setembro, o prefeito Paranhos recebeu do presidente da Cohapar, Jorge Lange, que também é vice-prefeito do Município, a confirmação de Cascavel havia sido selecionada para receber  o programa. Pela parceria, o Município cede a área e o Estado, por meio da Cohapar, licita e constrói os residenciais com toda a infraestrutura de lazer, atividades física e esportiva e atendimento ambulatorial. “Escolhemos a melhor área possível dentre as que foram sugeridas e agora seguimos com o compromisso de atender nossos idosos com um programa que não visa apenas entregar a eles a chave de uma casa, mas devolver a dignidade, conforto e segurança que estas moradias oferecerão”, garantiu Paranhos.

Projeto Padrão

Os condomínios seguem projeto padrão para todas as cidades selecionadas no Estado. Em formato horizontal, terão 40 moradias, com um dormitório, sala, banheiro, cozinha e varanda. O diferencial, segundo Lange, está na infraestrutura de lazer completa com praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, pista de caminhada, piscina para hidroginástica, horta comunitária, salão de festas e de atividades, entre outras benfeitorias.

Haverá também ambulatório com atendimento médico e de enfermagem. “O primeiro condomínio de Cascavel já teve a licitação autorizada. O prazo para conclusão é de cerca de oito meses de obras após a definição da empresa”, completou Lange.

Compromisso com a pessoa idosa

Quando da confirmação da seleção do Município de Cascavel para receber o Programa ‘ Viver Mais Paraná’, o prefeito Paranhos destacou que a confirmação dos condomínios vem ao encontro da política pública da administração voltada à pessoa idosa, que se encontra em situação de vulnerabilidade social, por meio da qual também se prioriza habitação, a exemplo da reforma realizada nos dois blocos do Condomínio da Terceira Idade, no Bairro Tarumã, cujas moradias estavam em completo estado de depredação. “Durante a entrega assumimos o compromisso de construir pelo menos mais 50 unidades em condomínio para idosos e, agora, com esta parceria, será possível ultrapassar esse número, e num modelo aperfeiçoado”.

 Seleção dos casais

A Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, também ficará responsável, na parceria com a Cohapar, pela seleção dos idosos que se enquadram nos critérios do programa para habitar os condomínios. Poderão participar da seleção das unidades pessoas idosas com renda de um a seis salários mínimos, e que não sejam proprietários de outros imóveis. Os escolhidos poderão residir nas casas por tempo indeterminado, sozinhos ou em casais, com o pagamento de uma contrapartida mensal de 15% de um salário-mínimo, que equivale atualmente a R$ 149,70.mínimos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *