“Vai além do trabalho, é uma missão de vida”

Em dia de reconhecimento e entrega do “Troféu Servidor Destaque 2019”, servidores municipais de Cascavel são homenageados

O prefeito Leonaldo Paranhos e toda equipe do governo municipal entregaram aos servidores municipais, na manhã desta quarta-feira (18), certificados de reconhecimento em homenagem ao “Tempo e Trabalho” dos colaboradores que completaram ciclos de 10, 20 e 30 anos de serviços prestados ao Município de Cascavel. Também foi anunciado o servidor que recebeu o “Troféu Servidor Destaque 2019” entre 22 finalistas selecionados em um longo processo.

“Esse é um momento de reconhecimento. Temos essa dívida com os servidores”, disse o prefeito, destacado que “é preciso fazer uma reflexão e reconhecer de fato a importância de ser servidor público, especialmente quando passamos a conviver mais de perto com estes profissionais e também conhecemos a Prefeitura por dentro porque, muitas vezes, a população não tem dimensão do tamanho do trabalho que prestamos à sociedade”.

Paranhos lembrou que, culturalmente, se faz diferença entre trabalhadores de qualquer segmento da iniciativa privada com o servidor público. “Trabalhadores de outros segmentos não têm a mesma cobrança que se faz ao servidor público que também é um trabalhador. Claro que com exceções que precisam ser registradas, em geral, as pessoas entram nas repartições públicas sem o mesmo cuidado e respeito quando entram em uma empresa privada”, disse o prefeito, ressaltando que “precisamos ter todo cuidado e respeito com este segmento tão importante que cuida de todas as políticas de acesso à população”.

De acordo com o prefeito, nos três anos da sua gestão foram conquistados alguns avanços “e a implantação dessa política de valorização do servidor público que estamos trabalhando vai ter continuidade nas gestões futuras que não poderá mais retroagir; Cascavel é esta grande cidade que cresce todo dia se consolidando como a Capital a Produção, também pela atuação comprometida dos nossos servidores”.

“Tempo e Trabalho”

No ano de 2019, 651 servidores completaram ciclos de trabalho de 10, 20 ou 30 anos de serviços prestados no Município de Cascavel. São diversos trabalhadores em várias funções distribuídas em 8,4 mil trabalhadores municipais, que todos os dias dedicam suas vidas servindo ao cidadão cascavelense que receberam o Certificado de Reconhecimento na homenagem “Tempo e Trabalho”. A médica Maria Fernanda Azevedo Pompilio Leonel Ferreira, que completou 30 anos de serviços prestados ao Município, falou em nome dos servidores.

“Não é fácil ser servidor público. Sem desprezar as outras funções, mas especialmente na Educação e na Saúde, a missão do servidor público é extremamente difícil. E só quem é servidor pode fazer essa avaliação”, disse a médica, destacando a atuação destes trabalhadores na Saúde e na Educação “porque vai além do trabalho, é uma missão de vida: você trabalha com a vida porque está diretamente ligada ao sofrimento, ao crescimento e a tantas questões sociais que lidamos no dia a dia e temos que enfrentar. Por isso, é importante esse reconhecimento porque todos merecem isso”.

 Destaque 2019

O Troféu Servidor Destaque 2019 selecionou os finalistas após três etapas de um processo democrático por meio do voto e com a participação de todos os servidores do Município. A primeira etapa consistiu na votação em que todos os servidores tiveram a oportunidade de indicar um colega para concorrer ao troféu. Foram classificados para a segunda etapa os 30 servidores que receberam o maior número de votos.

 Na segunda etapa, a da “investigação”, uma comissão de cada secretaria recebeu a missão de buscar informações sobre a funcional dos servidores classificados, que resultou em um dossiê composto de fotos, vídeos e cartas de recomendação. Houve servidor que foi recomendado até pela Dra. Joeci Machado Camargo, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Finalmente, com base em todas as informações levantadas uma Comissão Especial formada por um representante de cada uma das 24 secretarias que compõe a estrutura do Município definiu os finalistas e o grande vencedor.

 Nilza Albertin Gonçalves de Quadros, guarda patrimonial que ingressou no serviço público em março de 2009 e que, atualmente, desenvolve suas atividades no Paço Municipal foi a escolhida para receber o “Troféu Servidor Destaque 2019”. Nilza é conhecida e reconhecida por todos os servidores pela simpatia e o sorriso do seu “bom dia”. “Agradeço de coração pelo voto e pela torcida de todos. Procuro, todos os dias, fazer o meu melhor e servir da melhor maneira os nossos contribuintes e também a nós mesmos servidores, trabalho que quero continuar fazendo com toda dedicação”, disse emocionada a servidores que em 2019, também está comemorando a formatura do filho, em Medicina, e sua aprovação como médico residente no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.

  Benefícios

Também na manhã de hoje, o prefeito Paranhos oficializou, através da Lei 7.074 de 6 de dezembro de 2019, a “criação do abono compensatório” a servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde. Já a lei 7.081 de 16 de dezembro de 2019, também já sancionada e publicada no Diário Oficial, a concessão de 3,25% de correção na tabela do Grupo Ocupacional do Magistério C e D, em razão do piso salarial nacional para profissionais da educação básica.

Ao final da solenidade, os servidores assistira palestra com o comunicador Amir Kalil, que é Especialista em Promoção Humana, sobre “A Arte de Servir”.

Confira a lista, por ordem alfabética, dos 22 finalistas do “Troféu Servidor Destaque 2019”:

Adriana Maria Trevisol Fontana, Andreia Satie Koga, Celia Terezinha Menon da Silva, Cesar Augusto de Oliveira Fachim, Daniela Scremin Correa, Dolores Germani Hoff, Edgar de Carvalho Lemos, Eduardo Ferreira Zoz, Eloane de Fátima Santos Brito, Esolde Lubascheski de Souza, Ezequiel de Lima Nunes, Jocimar Domingues Pinheiro, Marcia Geni Sonnenberg, Marcio Antunes, Margarete Tonin, Marilurdes Ana Tres dos Santos, Marlene Moretti Belarmino, Nilza Albertin Gonçalves de Quadros, Poliana Lauther, Rennan Messias dos Santos, Rodrigo Colasso e Tuane Rovani Zanella.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *