Sustentabilidade: ignorância e desperdício de água

 

Foto: Afonso Magalhães

Sustentabilidade: ignorância e desperdício de água

Daniela Cervi

Atualmente, estamos vivendo uma época em que tudo o que temos ou adquirimos é esbanjado. O mesmo acontece com um dos principais recursos naturais que é de suma importância para a nossa sobrevivência: a água.

A natureza passa por diversas transformações a cada dia: desmatamento, animais em extinção, queimadas e o uso irracional da água. Mesmo sabendo da imensidão de mares, apenas uma parte pode ser utilizada para o consumo. Se não houver conscientização, este recurso natural irá acabar.

O que em um primeiro momento seria um recurso natural inesgotável, aos poucos está mudando e os motivos são os mais banais: o uso incoerente na hora do banho, a torneira aberta ao escovar os dentes, mangueira aberta para lavar veículos e calçadas. E isso não é pouca coisa, são milhões de litros desperdiçados em pouco tempo. É assustador, mas é a realidade que vivemos.

A sociedade está se tornando cada vez mais imprudente em relação ao meio ambiente, abusando dos recursos que temos disponíveis, mesmo sabendo da gravidade, a situação é ignorada.

Precisamos entender e nos conscientizar sobre o problema que cresce a cada dia. As crianças devem ser educadas desde pequenas para saberem o cuidado que deve ter com a natureza, não apenas com o desperdício d’água.

Uma das coisas que pode ajudar é o reaproveitamento da água, o que pode ser feito de várias maneiras: reutilizar a água da chuva para regar plantas, a água utilizada para lavar roupas, pode ser reaproveitada para limpar calçadas, entre outros. Com um pouco mais de ajuda da tecnologia, temos disponíveis cisternas que faz a separação de água potável.

Pequenas atitudes de economia auxiliam na preservação ambiental desse e de outros recursos naturais que temos em todo o planeta e, ainda assim, colaboramos com a sustentabilidade para levarmos uma vida melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *