Segurança Pública repassa mais de 134 mil EPIs contra Covid-19 a Guardas Municipais do Paraná

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP repassou 128,3 mil máscaras descartáveis, 5,1 mil frascos de 500 ml de álcool em gel 70% e 1,2 mil caixas de luvas para Guardas Municipais de diversos municípios do estado. Fornecidos pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), a SESP é responsável pela logística de repasse dos materiais. Das 22 Guardas Municipais que podem ser contempladas, 16 já receberam o material.

Por meio do Grupo Administrativo Setorial (GAS), o trabalho da SESP foi prestar apoio logístico à entrega. “Trata-se de um convênio entre as partes. Nós nos responsabilizamos pela parte logística, o que engloba o recebimento do material, o controle de qualidade e a entrega aos profissionais que farão uso dos equipamentos”, explicou o chefe do GAS da SESP, capitão Marcelo Trevisan Karpinski.

Além de manter a saúde dos profissionais nesta época de pandemia, a disponibilização do material tem o objetivo de demonstrar à população a importância e a necessidade de se tomar os cuidados necessários. “A partir do momento em que os agentes de segurança pública estão conscientes da necessidade da sua higienização e de levar estas informações até o cidadão, ele passa a refletir sobre o assunto”, destacou o chefe do GAS da SESP.

VALORIZAÇÃO – Para o comandante da Guarda Municipal de Castro, Fábio Zahdi, além de ser um reconhecimento à instituição e demonstrar a preocupação com os profissionais, a doação também beneficia a população. “É uma grande ajuda receber este material da Segurança Pública do Paraná. Isso vai colaborar para que nossas equipes tenham condições de dar o atendimento necessário à população”, afirmou.

“Estes EPIs vêm complementar a distribuição de equipamentos, principalmente, ao pessoal que atua na rua, que é quem está na linha de frente”, afirmou a supervisora administrativa da Guarda Municipal de Ponta Grossa, Maribel Krum de Andrade. Isso porquê, a ideia é que os itens sejam utilizadas nos momentos de abordagens, por exemplo. “Assim, tanto o cidadão que está sendo abordado quanto o profissional têm a garantia de estarem seguros quanto aos riscos de contrair o Covid-19”, destacou o capitão Karpinski.

Outra cidades contemplada foi Campo Largo. “Com esta época de pandemia, este material será muito bem vindo e só temos a agradecer à doação de equipamentos de proteção individual”, destacou o secretário Municipal de Ordem Pública, Samir Moussa.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Maringá, Adriano Almeida de Souza, o material será distribuído aos servidores da instituição e, também, aos moradores da cidade, em algumas situações específicas. “Os itens vão ser usados em situações gerais, como abordagens e, para casos de cidadãos que estão sem máscara, a gente faz a doação e explica sobre a importância do uso. Ou seja, todos ganham com isso, a população e a instituição”, destacou.

“Estes são os equipamentos que a gente mais utilizada no dia-a-dia, por isso a importância”, destacou o diretor operacional da Guarda Municipal de Araucária, Hélio Gomes de Souza. “Estes EPIs vêm a complementar a distribuição de equipamentos, principalmente, ao pessoal que atua na rua, que é quem está na linha de frente’, complementou o inspetor da Guarda Municipal de Cascavel, Cleber Luiz Pavlak.

O superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, Dorival Selbach Júnior, também considera os insumos recebidos de grande valia para a corporação. “A gente precisa de tudo isso para manter a qualidade da segurança do município, junto com outros agentes da área”, afirmou.

CRITÉRIOS – Além das Guardas Municipais citadas, os materiais também foram fornecidos a Arapongas, São José dos Pinhais, Londrina, Matinhos, Curitiba, Paranavaí, Quatro Barras, Paranaguá e Campina Grande do Sul. As quantias repassadas às insitituições foram estipuladas pela SENASP. “Eles usaram critérios técnicos, mas, principalmente, relacionados à quantia de efetivo”, afirmou o capitão Karpinski.

A SESP recebeu do Ministério da Justiça e Segurança Pública um pacote de quase 142,7 mil máscaras descartáveis, 5,7 mil frascos de 500 ml de álcool em gel 70% e 1,4 mil caixas de luvas, que poderiam ser entregues a um total de 22 Guardas Municipais.

“No entanto, a SENASP condicionou a entrega a determinados critérios que, infelizmente, não foram preenchidos por todas as instituições. Sendo assim, as guardas buscam conforme estão se adequando”, explicou o capitão Karpinksi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *