Segurança é feita com responsabilidade, consciência e investimento”

Foto: Asscom

Com a formatura de 65 novos formandos, efetivo da Guarda Municipal passa para 101

“Essa é única política pública ofertada pelos governos que é para todas as camadas da sociedade. Nenhuma outra política pública tem o alcance que tem a segurança. Segurança Pública é sempre um desafio porque é dever do Governo do Estado, mas é um direito da sociedade local e um dever do Município em fazer a sua parte”. A afirmação foi feita pelo prefeito Leonaldo Paranhos na manhã de hoje (8) durante solenidade de formatura de 65 novos Guardas Municipais, no 6º BPM. Os novos GMs cumpriram sete meses de curso, o correspondente a 864 horas/aula de instrução. Paranhos falou ainda que em 34 meses de governo foram feitos R$ 13,8 milhões em investimentos na GM “porque segurança é feita com responsabilidade, consciência e investimento”.

Os alunos do segundo curso de formação da corporação participaram de aulas teóricas e práticas como abordagem policial, armamento e tiro, uso de tecnologia não letal e uso seletivo da força, entre outras técnicas. Na formatura, os novos Guardas Municipais receberam a boina azul que simboliza o marco da função de GM e todos os equipamentos necessários para o desempenho da atividade. A partir da próxima segunda-feira (11), os novos guardas passarão a atuar junto à corporação, totalizando 101 agentes. Dos 65 formandos, oito são mulheres.

Para o prefeito Paranhos, esta é a concretização de um sonho. “Sonhamos ter a melhor guarda do Paraná. Junto com a secretária Rose Vascelai, lutamos para ser referência e hoje estamos entregando mais este efetivo que vai se integrar às forças das Polícias Militar e Civil”, disse o prefeito.

O Comandante do 6º BPM, tenente-coronel Rubens Garcez, disse que “para a Polícia Militar e para a sociedade Cascavel a Guarda Municipal é de fundamental importância. Este bom relacionamento entre PM e GM, só traz bons resultados para a comunidade”. A secretária Rose Vascelai, da Semppro (Secretaria de Política sobre Drogas e Proteção à Comunidade) destacou a seriedade, dedicação, empenho e atenção dos alunos às aulas práticas e teóricas. “A comunidade vai se sentir mais protegida. Colocar este pessoal na rua passando o efetivo de 36 para 101 homens e mulheres, teremos um resultado bastante positivo nos trabalhos que serão realizados junto com a PM”, destacou.

O diretor da GM, Antonio Volmei dos Santos, falou que esta formatura é um grande passo, um significativo avanço. “Os novos integrantes da força de segurança estão prontos para trabalhar nas ruas a partir da próxima semana. A população ganha com este investimento do Município em segurança. Com isso vamos desenvolver várias operações nos locais públicos para coibir ação de vândalos e também em toda a cidade. Vamos reforçar as equipes de patrulha rural, ambiental, Maria da Penha e assim todas as equipes que estão defasadas hoje terão um contingente maior para trabalhar”, completou o diretor.

Atualmente, a Guarda Municipal de Cascavel  conta com uma frota de 10 viaturas Duster, que são utilizadas pela Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental e no Policiamento Preventivo, quatro módulos móveis que são usados no policiamento comunitário, três camionetes L-200 na Forca Rural e oito motos que são usadas no também patrulhamento preventivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *