Saúde realiza ações educativas para prevenir dengue

Ações foram iniciadas nos bairros Cataratas e Colmeia com inspeções em 2.385 imóveis e cinco notificações 

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) iniciou os trabalhos de ação educativa com a população de Cascavel como forma de prevenção a novos casos de dengue. As ações foram realizadas nos dois primeiros dias da semana nos bairros Cataratas e Colmeia, que apresentaram níveis preocupantes de infestação no primeiro Levantamento de Índice Rápido Amostral por Aedes aegypti (LirAa) de 2020.

De acordo com Ana Paula Barbosa, gerente da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental,além das ações educativas com a população, os agentes vistoriaram 2.385 imóveis, coletaram 35 amostras de larvas e notificaram cinco moradores.

As notificações foram necessárias porque os moradores não providenciaram a eliminação dos criadouros com larvas após a inspeção feita pelos agentes de controle de endemias. “Nestes casos foi dado prazo de três dias para adequação das irregularidades”, diz Ana Paula.

As próximas ações serão definidas em uma reunião nesta quinta-feira (23) com os supervisores de campo. De acordo com  Mari Lucia Dalsasso, coordenadora do Controle de Endemias, os coordenadores conseguem identificar a realidade da situação em suas regiões de trabalho e definir qual a abordagem de trabalho mais eficaz em cada região.

Levantamento

O primeiro LirAa de 2020 apontou média de infestação de 5,2% em Cascavel, o que é considerada de alto risco pelo Ministério da Saúde. A região norte da cidade, por onde os trabalhos de educação iniciaram nesta semana, apresentou infestação de 11,6%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *