Saúde inicia na próxima segunda feira o 1º ciclo do LIRAa 2020

“atividade acontece nos dias 13, 14 e 15, e é fundamental para atualização do índice de infestação por Aedes no Município”

A Vigilância em Saúde Ambiental, por meio do Programa de Controle de Endemias do Município inicia na próxima segunda feira (13) o 1º Ciclo do LIRAa em Cascavel. O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti apresenta, de maneira rápida e segura, os índices de infestação larvários do mosquito

As inspeções serão realizadas nos dias 13,14 e 15 de Janeiro de 2020, e os quarteirões sorteados serão distribuídos em 117 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias, ou seja, serão realizadas visitas em todos os bairros do Município, mas em uma quantidade específica de domicílios. Serão inspecionados aproximadamente 4.300 imóveis, divididos em 10 extratos.

Durante o levantamento é realizada técnica de pesquisa larvária, ou seja, são coletadas larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite, além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada estrato. Sendo assim, mesmo os imóveis que já foram inspecionados recentemente, serão reinspecionados. “Esta atividade é fundamental para atualizarmos o índice de infestação por Aedes no Município, pois a partir destes dados, a Secretaria de Saúde realiza ações de tratamento, bem como sugere ao gestor público a necessidade de outras ações intersetoriais em áreas de maior risco, sendo fundamental a colaboração da população em receber os Agente de Controle de Endemias”, detalha Beatriz Tambosi , diretora de Vigilância em Saúde da Sesau(Secretaria Municipal de Saúde).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *