Saúde emite nota de esclarecimento sobre o desabastecimento de contraceptivos

Foto: fotos publicas 

Medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde tiveram licitação deserta, assim como ocorreu com o certame no âmbito municipal

“A Secretaria de Saúde informa que os contraceptivos NORETISTERONA 50 MG/ML + ESTRADIOL 5 MG/ML AMPOLA e LEVONORGESTREL 0,15 MG + ETINILESTRADIOL 0,03 MG encontram-se em fase de desabastecimento.

Os contraceptivos citados são fornecidos pelo Ministério da Saúde – MS por meio do Programa Saúde da Mulher e são distribuídos aos Estados; no Paraná, via Centro de Medicamentos do Paraná – CEMEPAR, por meio da 10ª Regional de Saúde. A dispensação ocorre através dos municípios; em Cascavel são disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs e Unidades Saúde da Família – USFs.

O Ministério da Saúde informou que esses itens restaram fracassados no último Pregão Eletrônico e está em fase de republicação do edital. Por enquanto o MS não informou previsão de envio aos Estados.

Informa-se, ainda, que o Município realiza processos licitatórios para evitar desabastecimentos, porém, também contratempos ocorreram. Os processos ficaram desertos ou foram revogados e novas solicitações de licitação tiveram que ser encaminhadas.

Ressalta-se, ainda, que essa provável falta dos anticoncepcionais citados têm caráter passageiro e a Secretaria de Saúde tem buscado incansavelmente alternativas para normalização do fornecimento no Município”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *