Reunião discutirá novas estratégias de combate à dengue

“Nós só vamos vencer esta guerra contra o mosquito da dengue se todos colaborarem, se todos fizerem a sua parte”

Cascavel contabiliza de julho de 2019 até agora 140 casos confirmados de dengue. Um número que assusta e preocupa. Por isso , o Governo Municipal, por meio do Território Cidadão, Secretaria de Saúde  e da equipe de endemias, vai  realizar amanhã (20), às 19h, na sede do Território, na rua Carlos de Carvalho, 4236, centro, uma  reunião para discutir o combate ao mosquito transmissor da dengue em Cascavel.

A ideia é mobilizar todos os presidentes de associações de moradores, conselheiros territoriais, vereadores, em torno da questão e assim formar em cada bairro, em cada território, frentes de combate a criadouros da dengue, disseminadores de informação e orientação à população sobre a importância de manter quintais e lotes baldios livres de lixo , entulho ou qualquer material que possa acumular água e se transformar em criadouros do mosquito transmissor da doença.

“Cascavel está unida no combate à dengue, precisamos de toda ajuda possível e acreditamos que com o apoio das associações de moradores poderemos reverter esta situação. É importante que cada um faça à sua parte, jogando lixo e entulho nos locais corretos. Nós só vamos vencer esta guerra contra o mosquito da dengue se todos colaborarem, se todos fizerem a sua parte”, disse o gestor do Território  Cidadão, José Carlos da Costa, o Cocão.

Infestação

Em Cascavel, o 1º LirAa (Levantamento de índice Rápido Amostral por Aedes Aegypt) apontou 5,2% de infestação, um índice de alto risco para epidemia de dengue, segundo o Ministério da Saúde.

Diante deste quadro, o Município de Cascavel, com o apoio do Exército Brasileiro, realizou em janeiro uma grande campanha de combate à dengue. A ação envolveu toda a comunidade. Os trabalhos foram iniciados pelo Território do bairro Morumbi ( Território Cidadão V), na zona norte da cidade,  onde o índice de infestação chegou a 11,6%, o mais alto registrado pelas equipes do setor de endemias.

O foco do trabalho foi a conscientização e não o recolhimento de lixo e entulho das casas. “Ainda devemos mencionar que no ano passado através do Mutirão Água Boa Cidade Limpa, nós recolhemos mais de 45 mil toneladas de lixo e entulho, agora imagina se nós não tivéssemos feito este trabalho? Por isso reforçamos a importância da participação de toda a população nesta luta contra a dengue”, reforçou Cocão.

Dengue em Cascavel

De acordo com o novo Boletim Epidemiológico da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Cascavel contabiliza de julho de 2019 até esta terça-feira (18), 140 casos confirmados de dengue. Até semana passada, eram 85 casos, ou seja, em sete dias houve um aumento de 64% de confirmações de dengue no município.

Do total de 140 casos, 127 são autóctones, 5 importados e 8 atribuídos. Além disso, outros 306 casos estão em análise por serem considerados suspeitos. Vale destacar que o Município conta com alto índice de infestação de 5,2% do LIRAa (Levantamento de índice Rápido Amostral por Aedes aegypti).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *