Representante do Fundo de População da ONU participa de talk show em Cascavel

Atividade acontece no dia 6 de março e faz parte do conjunto de ações da Caravana Tá no Rumo, iniciativa do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) em parceria com ITAIPU Binacional em 51 municípios do Oeste do Paraná
 Nos dias 5 e 6 de março, Cascavel receberá uma série de atividades voltadas para a prevenção e redução da gravidez não intencional na adolescência. Além de uma exposição interativa, que será aberta ao público na quinta-feira, o município contará, na sexta-feira, com uma sessão de cinema ao ar livre e um talk show, tudo gratuito. Entre as presenças confirmadas para a atividade está a de Astrid Bant, representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil.

A representante da ONU participa do talk show na manhã de sexta-feira, ao lado de gestores municipais e de representante da ITAIPU Binacional, parceira do UNFPA na atividade. Participam a Gerente de Departamento de Proteção Ambiental da ITAIPU, Silvana Vitorassi, o Secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Stefanello, e a Chefe do Núcleo Regional de Educação, Luciana Paulista. O talkshow irá tratar sobre desafios e soluções para os setores da saúde e da educação atuarem na redução dos índices de gravidez na adolescência e outros aspectos ligados à saúde sexual e reprodutiva, como relacionamentos e infecções sexualmente transmissíveis. O bate papo é gratuito, com início às 10h, e será aberto para a participação do público.

As atividades compõem a Caravana Tá No Rumo, parte do projeto Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste do Paraná, firmado entre UNFPA e ITAIPU Binacional em 2018. Entre março e abril, a caravana passará por oito municípios da região, levando informações a adolescentes sobre saúde, sexualidade e projetos de vida.

Caravana Tá no Rumo

Além do talkshow, a caravana é composta por uma exposição interativa e um cinedebate. Na exposição interativa, adolescentes são convidados a pensar hoje sobre o futuro. Em diferentes ambientes, são apresentados desafios e dúvidas constantes do público adolescente sobre saúde, relacionamentos, conhecimento sobre o próprio corpo e direitos. E no cinedebate, do qual participam profissionais que estão sendo capacitados pelo projeto e adolescentes dos municípios, ocorre uma sessão de cinema ao ar livre, com o filme brasileiro “Fala sério, mãe!”.

 Astrid Bant

Sra. Astrid Bant é antropóloga, socióloga e psicóloga, formada pela University of Amsterdam e pela The New School for Social Research. Atualmente é mestranda em psicologia clínica.

Ao longo de uma trajetória profissional de mais de 30 anos, trabalhou na implementação e coordenação de programas de desenvolvimento em países como Peru, Bolívia, Brasil, Holanda, Estados Unidos, Moçambique e Vietnã.

Entre os temas de destaque em seu trabalho estão a equidade de gênero, raça e etnia; saúde sexual e reprodutiva; desenvolvimento e direitos humanos, em projetos e programas especialmente direcionados a mulheres, povos indígenas e em articulação com a sociedade civil e o setor público, em prol de políticas sociais.

Os postos mais recente no Sistema ONU foram de representante do Fundo de População da ONU no Vietnã, entre 2014 e 2019, e de representante-adjunta em Moçambique, entre 2009 e 2014. Ainda no Sistema ONU, atuou como consultora para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em um projeto de cooperação com o governo brasileiro, por meio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), no ano de 2005, com foco em pesquisa sobre o uso de recursos naturais pelos povos Ashaninka, Kulina e Cashinahua no estado do Acre. Dois anos antes, entre 2002 e 2004, coordenou a implantação do Programa de Segurança Humana para América Latina e Caribe, com ênfase no Brasil e em Honduras, para a análise de políticas públicas e processos sociopolíticos relacionados ao aumento da incidência do HIV/AIDS entre mulheres, no antigo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para Mulheres (UNIFEM).

Atuou também em instituições da sociedade civil e governamentais, como International Women’s Health Coalition e The Netherlands Development Organization, e foi secretária-executiva, entre 1995 e 1996, do Fórum de Organizações da Sociedade Civil sobre Mulheres para Beijing, no Centro para a Mulher Peruana Flora Tristan.

Sobre o projeto

A campanha Tá no Rumo faz parte do eixo Comunicação do projeto conjunto entre UNFPA e ITAIPU Binacional. Iniciado em 2018, o projeto Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste do Paraná também prevê ações em Saúde, Educação e Gestão do Conhecimento. O objetivo é trabalhar com os 51 municípios do Oeste do Paraná que assinaram o termo de adesão ao projeto, trazendo uma experiência positiva para a região da Tríplice Fronteira.

Mais informações sobre o projeto e sobre a caravana, incluindo a programação completa para 2020, estão disponíveis em www.tanorumo.com.br

Serviço

Caravana Tá no Rumo em Cascavel

Data: 05 e 06/03

Local: Estacionamento da Feira do Teatro (R. Duque de Caxias, 421-275)

Exposição das 9h às 18h nos dois dias;

Cinedebate a partir das 18h do dia 06/03

Talkshow: a partir das 10h do dia 06/03

Calendário da Caravana Tá no Rumo em 2020:

Caravana Tá no Rumo em Cascavel

Data: 5 e 6 de março

Caravana Tá no Rumo em Palotina

Data: 9 a 11 de março

Caravana Tá no Rumo em Formosa do Oeste

Data: 16 e 17 de março

Caravana Tá no Rumo em Medianeira

Data: 20 e 21 de março

Caravana Tá no Rumo em Guaíra

Data: 24 e 25 de março

Caravana Tá no Rumo em Toledo

Data: 30 e 31 de março

Caravana Tá no Rumo em São Miguel do Iguaçu

Data: 3 e 4 de abril

Caravana Tá no Rumo em Corbélia

Data: 7 a 9 de abril

(Texto: Assessoria de Imprensa da UNFPA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *