Profissionais de saúde recebem orientações sobre o Programa Saúde na Escola

A capacitação é a primeira etapa para a execução do PSE
Coordenadores, assistentes sociais, enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), além de equipes de saúde bucal, participam durante o dia de hoje (12) da apresentação do novo ciclo 2020 do Programa Saúde na Escola (PSE), no auditório do SENAC. A explanação é a realizada pela Divisão de Atenção Primária da Secretaria de Saúde Cascavel, por meio da coordenação de programas representada pela enfermeira, Juliana Lange e o assistente social, Fábio Tomasetto.

A capacitação é a primeira etapa para a execução do PSE. As atividades do programa a serem aplicadas pelas equipes das unidades de saúde nas escolas iniciam no próximo dia 16 de março.

De acordo com a enfermeira Juliana Lange, o Programa Saúde na Escola é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que por sua vez desenvolve outras quatro ações no âmbito pedagógico. “Assim, são 12 metas divididas entre a Educação e a Saúde. Por exemplo, a meta de combate ao mosquito Aedes Aegypti, é quando inserimos no calendário das escolas a participação das equipes das unidades de saúde para realização de palestras de conscientização, além de demonstrar os perigos que o mosquito pode oferecer”, explicou Juliana Lange.

Mais ações

Outras ações do PSE são: A promoção da segurança alimentar e alimentação saudável; direito sexual e reprodutivo, prevenção contra IST/AIDS; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação de saúde bucal, e aplicação de flúor. Além disso, as equipes das unidades de saúde conferem nas escolas, através do programa, a situação das carteiras de vacinação; promoção de saúde auditiva e ocular.

As unidades de saúde, tanto da área urbana quanto rural, desenvolverão as ações do Ciclo 2019/2020 nas datas de 16/03/2020 à 27/11/2020 nos estabelecimentos educacionais pactuados, ao todo somam-se 35.999 alunos referenciados pelo programa, auxiliando professores e pais na promoção e prevenção à saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *