Pequenos no tamanho, mas grandes em produtividade

Grandes lucros podem ser alcançados na criação de ovelhas

Foto: Afonso Magalhães

A ovinocultura é uma grande alternativa aos produtores rurais que querem produzir animais de pequeno porte. O Santa Inês é uma espécie de ovino que tem pouca lã e bastante carne. Pode ser criado em pouco espaço, de preferencia no piquete. Os resultados são muito satisfatórios, na hora da oferta, para aqueles que são de corte. O criador pode vender para os abatedouros dentro de 365 dias.

A carne apresenta pouco teor de gordura. Uma Ovelha abatida com 100 dias de vida pode pesar até 23 quilos de carne e 100 kg com um ano. O seu couro pode ser vendido para produção de vestuário. Esses animais são rústicos, e estão tendo boa aceitação no Brasil por parte dos pecuaristas, devido a sua produtividade ser bastante rentável.

A cidade de Pranchita, na região sudoeste do Paraná, tem grandes produtores. A cabana de Rodrigo Sartor é uma das que se destaca com produção de carne e leite com as raças Santa Inês e Dorper. Ele diz: “o Santa Inês é uma raça com grande capacidade para carne, habilidade leiteira e rusticidade de origem do Brasil, já o Dorper é originário da África do Sul com  cruzamento de raças que vieram para ser o carro chefe de carne”.

Foto: Afonso Magalhães

O Paraná é um estado onde está sendo implantada com força a ovinocultura. Para os pequenos agricultores compensa criar ovelha, porque onde tem um espaço que cria sete cabeças, só dá para ter uma cabeça de vaca. O retorno financeiro é bem mais rápido que os bovinos, a gestação é de cinco meses, e com 100 dias já se pode abater o cordeiro. E um boi só com dois anos e meio, conta Sartor .

Na cidade de Cascavel a procura nos supermercados ainda é muito baixa pela carne de ovelha devida ela ter um preço muito alto. Everaldo de Souza é açougueiro de um supermercado e conta que a procura pela carne de ovelhas gira em torno de 10% dos clientes que consomem carne, devido o preço ser muito elevado.

A carne de ovelha quando chega no supermercado é avaliada pela sua qualidade. Ela pode ser comercializada tanto congelada como refreada. A sua característica quando é de má qualidade possui uma coloração diferente e um odor forte, diz Souza.

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