Pela primeira vez, Câmara Jovem faz sessão conjunta com vereadores adultos

Foto: Marcelino Duarte/Assessoria de Imprensa/CMC

Pela primeira vez, Câmara Jovem faz sessão conjunta com vereadores adultos

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Cascavel desta segunda-feira (04) foi marcada por uma situação inédita: todos os 21 vereadores da Câmara Jovem participaram no Plenário, realizando uma sessão conjunta. Os adolescentes do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas, responderam à chamada e assistiram a todos os debates.

Para a presidente da Câmara Jovem, Maria Clara Laufer, do Colégio Sesi, o maior aprendizado dessa sessão foi o de ver como os vereadores se posicionam e se expressam. “Lá nas sessões da Câmara Jovem a gente ainda tem um pouco de receio de falar, de colocar a nossa opinião; e aqui, como se vê, eles não têm esse receio. Assim, a gente aprende um pouco mais.”, disse ela.

Ranan Roelles Venâncio, do Colégio Estadual Professor Victório Abrozino, se disse muito grato pela oportunidade de participar de uma atividade real da Câmara. Ele, que é vice-presidente na atual legislatura, tem a intenção de entrar na política. “Para ser sincero, eu tenho sim um certo interesse. Em primeiro lugar, para poder ajudar as pessoas; mas também por causa dos debates, da oratória, porque isso é algo que eu gosto muito”, afirmou Ranan.

A primeira atividade da Câmara Jovem foi antes da sessão, no gabinete do presidente Alécio Espínola (PSC), onde os vereadores jovens assistiram à posse de Dorival Lino (Progressistas), suplente que assumiu no lugar de Mauro Seibert, que entrou em licença. Os estudantes e vereadores tomaram um café da manhã na Presidência antes de irem para o Plenário.

“Foi uma oportunidade muito grande para nós”, acrescentou Maria Ester Soares, vereadora jovem do Colégio Mário Quintana. “É importante todos conhecerem o que acontece na política, atrás dos bastidores. Como eles mesmos falaram na sessão, nós somos o futuro e somos o presente, então temos que estar por dentro de tudo o que acontece para que a gente também possa participar da política”, completou ela.

Parceria

A Câmara Jovem é um programa da Câmara Municipal de Cascavel, em parceria com o Núcleo Regional de Educação. A professora Sandra Mara Martins Ribeiro, que faz a coordenação pedagógica do programa, salienta que a Câmara Jovem é um projeto de formação que segue o modelo da Câmara adulta. “Acompanhar uma sessão da Câmara é uma aula para eles, é parte da formação pedagógica. Eles observam a forma como se fala, a postura, o procedimento nas votações e a formalidade do processo. É uma bela aula”, afirmou.

Na opinião da coordenadora da Câmara Jovem, Karina Donegá, a atividade desta segunda-feira vai afetar a maneira como os vereadores jovens vão se portar nas suas próximas atividades. “A principal mudança que eu percebi hoje é que eles com certeza vão se colocar mais, pedir a palavra e dar suas opiniões, porque normalmente são mais retraídos; mas eles se animaram ao participar de um debate real e ver como os vereadores falam e defendem suas ideias”, disse a servidora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *