Paranhos vistoria Zoo e anuncia o “Território Verde”

Foto: Divulgação/PMC

Investimentos no Zoológico Municipal continuam em 2020

O prefeito Leonaldo Paranhos, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Wagner Yonegura, a bióloga Vanilce Oliveira e o médico veterinário, gerente do Setor de Vida Silvestre, Rodrigo Neca Ribeiro, fizeram no Sábado (14) um passeio pelas trilhas e recintos do Zoológico Municipal de Cascavel. A intenção foi vistoriar os investimentos que estão sendo feitos em prol do bem-estar dos animais e também conhecer os espaços novos construídos para os macacos e a reforma no recinto da onça pintada, “Toni”.

Estas atividades e a entrega de um caminhão para o transporte de animais marcaram as comemorações dos 41 anos do Zoo, celebrados no último dia 12. “Este é um dos lugares mais bonitos e visitados de Cascavel, por isso estamos investindo. Entregamos os novos recintos, o veículo e vamos trabalhar em novos projetos que melhorem ainda mais este parque. Além disso, para preservar esta importante área verde, o Município está trabalhando o projeto do ‘Território Verde’, que vai da Avenida Brasil à BR-277, envolvendo o Zoológico e o Lago Municipal. Será uma revitalização completa a partir de 2020”, disse o prefeito Leonaldo Paranhos.

Para comemorar o aniversário do zoo, os animais ganharam caixas de presentes em seus recintos e picolé à base de fruta. “Há muito tempo este zoo não recebia uma atenção tão grande. Esta administração está reconhecendo a importância e esta dando ênfase aos nossos projetos. Para se ter uma ideia, já está em estudo o novo recinto das aves e o cercamento do Zoológico, que é uma necessidade, por uma questão de segurança e uma série de outras adequações como o novo portal do zoo”, explicou o secretário de Meio Ambiente.

Fundação do Zoo

O Zoológico de Cascavel foi fundado em 12 de dezembro de 1978, com área de 20has, no centro da cidade. No local há 350 animais de 72 espécies diferentes entre répteis e mamíferos, 70 recintos para visitação e mais 40 no setor extra para onde são levados os animais doentes ou em idade avançada, que não é aberto à visitação. O Zoológico de Cascavel recebe em média 150 mil visitantes por ano e funciona de terça a domingo das 8h às 17. Às segundas-feiras, o local é fechado para manutenção dos recintos e limpeza em geral.

“É importante salientar que a educação ambiental é um dos objetivos da existência dos zoológicos no Brasil e no mundo. E nosso programa de educação ambiental tem atraído cerca de 15 mil estudantes por ano de outros estados como Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e todas as cidades do Paraná. Temos um centro de educação ambiental composto pelo Museu de História Natural. Também realizamos palestras, teatro com fantoches, atividades no zoo e dentro das escola”, falou a bióloga Valnilce Oliveira.

Rodrigo Neca Ribeiro explicou que o Zoo serve de  berço para a preservação de espécies e educação  ambiental, não apenas como vitrine para visitação. O Zoo de Cascavel recebe animais oriundos de tráfico e de criações ilegais. “Graças aos Zoos e Centros Conservacionistas, espécies que estariam extintas em vida livre, realmente conseguem aumentar sua população nos Zoológicos espalhados pelo Brasil”, disse.

Rodrigo, que agora é o responsável pela vida silvestre e bem estar dos animais, falou do tempo em que ele mesmo era ‘expectator’ das aulas de educação ambienta no Zoo. “ Eu visitava o Zoo como aluno e tive aulas de educação ambiental, aqui, neste espaço. Isso foi algo que fez despertar em mim, a vontade de ser médico veterinário e trabalhar com estas espécies. O zoo foi fundamental na minha formação de caráter e profissional e hoje, poder trabalhar aqui, é um privilégio”, testemunho.

Fonte/Asscom PMC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *