Paranhos participou da inauguração do novo espaço do Centro de Atenção à Saúde da Unimed Cascavel

Foto: Asscom da Prefeitura

Paranhos participou da inauguração do novo espaço do Centro de Atenção à Saúde da Unimed Cascavel

“Estamos deixando a nossa cidade consolidada em atenção primária, que é nosso compromisso, e é isso que devemos fazer”, enfatizou o prefeito Leonaldo Paranhos na tarde (23), quando prestigiou a inauguração do novo CAS (Centro de Atenção à Saúde) Dr. Álvaro Rabelo da Unimed Cascavel junto com o secretário de Saúde, Thiago Stefanelo. A cooperativa apresentou o novo investimento como parte das atividades alusivas aos 30 anos em nossa cidade, comemorados hoje.

Paranhos fez um paralelo entre o novo CAS – que está focado na medicina preventiva para os associados – com os avanços que o Município tem obtido na atenção básica, concluindo que este é o caminho para uma saúde, de fato, humanizada e que ofereça maior qualidade de vida aos nossos cidadãos. “Fizemos uma opção por saúde e passamos a priorizá-la. Em três anos já saltamos de 27 equipes para 50 no Programa Saúde da Família e avançamos em 80% a cobertura na atenção primária, podendo chegar a 92% até o fim do mandato”, disse o prefeito parabenizando a Unimed Cascavel pela nova estrutura e destacando que “Cascavel é referência tanto em saúde pública, como privada, para o Paraná e para o País”.

Localizado na esquina da Rua Vitória com a Avenida Tancredo Neves, o novo CAS está focado na atenção à medicina preventiva. Conforme detalhou o presidente da Unimed Cascavel, Danilo Galetto, o objetivo é mudar o foco de curar doenças para tratar pessoas. “Isso é saúde básica, o que é primordial e faz parte da nossa marca, pois estamos preocupados em cuidar de seres humanos”, disse, citando a filosofia do médico que empresta o nome ao CAS, o doutor Álvaro Rabelo.

A solenidade contou com a presença também do vice-presidente da Unimed Federação Paraná, Faustino Garcia Alferez, e do diretor administrativo financeiro da Unimed Federação Paraná, Luiz Francisco Luiz Costa.

Novo espaço

A nova estrutura, com 2,6 mil m², foi adaptada para o atendimento de associados do Plano Personal da Unimed para realização de projetos de Medicina Preventiva que são realizados desde 2003 e ganharam novo alcance em 2015, com a inauguração do primeiro CAS, que se tornou a porta de entrada de pacientes para o cuidado personalizado e mais humano, com muito mais empatia e sensibilidade.

O novo CAS permanecerá sendo essa porta de entrada para pacientes do Plano Personal, mas também passará a abrigar um número ainda maior de projetos de prevenção à doença e manutenção da saúde, a exemplo do Antitabagismo, Cegonha, Bem Viver, Idoso Bem cuidado, Autismo, Na Medida, Programa de Gerenciamento de Doentes Crônicos e Serviço de Atendimento Domiciliar.

A estrutura também foi estruturada para ser a base de um novo modelo de saúde adotado pela Unimed Cascavel, que é a RCC (Rede de Cuidados Continuados), a qual está capacitando médicos de várias especialidades e profissionais da saúde para cuidados paliativos. A RCC oferece atendimento hospitalar, ambulatorial e domiciliar e será comandada por equipes treinadas para lidar com as demandas físicas, psicossociais e espirituais de pacientes diagnosticados com doença incurável e familiares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *