Paranhos anuncia a 50ª equipe de PSF durante a entrega da USF Colmeia

 Prefeitura entregou oficialmente a unidade totalmente reformada e ampliada no início da noite de hoje

Durante a entrega oficial das obras de reforma e ampliação da USF Colmeia, no início da noite de (25), o prefeito Leonaldo Paranhos anunciou que Cascavel acaba de dar mais um passo importante na atenção básica, completando a 50ª equipe de ESF (Estratégia Saúde da Família) “no programa que nasceu em 1998 e que em 23 anos implantou 27 equipes; e nós, em três anos, já conseguimos mais 23, vencendo nosso desafio à frente da Saúde, que é um compromisso de toda nossa equipe, que prioriza o atendimento à população, pois a saúde é uma ferramenta que as pessoas precisam usar e, quanto mais investimos, mais demanda atrai”, enfatizou o prefeito, reafirmando o compromisso de chegar em dezembro de 2020 com 100% de cobertura na atenção básica. Hoje Cascavel está em 80%, índice que coloca a nossa cidade entre as que mais avançaram no Brasil.

O aumento no PSF será possível graças à garantia dada pelo prefeito de que a partir do dia 4 de novembro a USF Colmeia passará a atender com o reforço de mais um médico e mais um enfermeiro, possibilitando “além de estrutura física renovada, também melhorar o atendimento aos moradores” que desde o dia 14 de outubro já estão usufruindo de um espaço muito mais adequado, remodelado e amplo para serem acolhidos. Paranhos e o secretário de Saúde, Thiago Stefanello, ainda asseguraram que dez aparelhos de ar condicionado já estão comprados e serão instalados na unidade, para deixar a USF ainda mais acolhedora.

A obra demandou um investimento de R$ 828.372,51 e incluiu itens como a substituição de toda parte elétrica, hidráulica e sanitária, troca de pisos e revestimentos, esquadrias, forro e cobertura, pintura interna e externa, paisagismo, implantação de sistemas de incêndio e proteção de descargas elétricas, novo sistema de gases medicinais e GLP, entre outras.

“A estrutura ficou muito melhor e maior, oferecendo mais conforto e condições de acolhimento tanto para a equipe que aqui atua como para os pacientes; já estamos prevendo o ar e também o reforço no atendimento, que é o que ficou faltando desde volta para a sede própria, pois queremos um atendimento a cada dia mais humanizado”, disse o secretário, lembrando que “várias outras obras em unidades de saúde estão em andamento, para que possamos dar mais agilidade e melhorar o atendimento em Cascavel”.

Durante um ano a equipe da USF Colmeia atendeu no prédio da UBS Ipanema e, agora, conta com uma unidade muito mais espaçosa. A sede própria fica na Rua Horácio Ribeiro dos Reis, S/N e com a reforma agora conta com 526,03m², distribuídos em três consultórios médicos, consultório odontológico, escovário, sala de pré-consulta, sala de reuniões, banheiro adaptado, área de recepção, sala de coordenação, farmácia, almoxarifado, salas de vacina, procedimentos, serviço social, curativo, coleta e inalação, além de sala para as ACS, DML, copa, vestiários feminino/masculino e sanitários.

A estrutura visa atender com mais conforto e da maneira mais adequada possível. Objetivo que vem sendo cumprido, ao menos da avaliação de seo Adolfo França, que fez questão de acompanhar o ato oficial de entrega, assim como vários pacientes que estavam na unidade no fim do dia. “Deus que abençõe muito nosso prefeito por esta mudança, pois agora temos um posto de saúde muito mais adequado, com uma equipe muito boa. Ficou muito bom este atendimento e esta reforma. Era muito necessária esta obra para o nosso bairro”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *