Noite de formatura é noite de muita emoção

Foto: Asscom/PMC

O EJA oferece alfabetização para pessoas com idade acima de 15 anos

A noite de ontem (11) foi mais que especial para 65 jovens e adultos que participaram da formatura do EJA (Educação de Jovens e Adultos) 2019, fase I. A solenidade aconteceu no auditório da Univel e foi prestigiada pelo prefeito Leonaldo Paranhos, pela secretária municipal de Educação, Marcia Baldini, familiares e professores que lotaram o espaço.

Os formandos são estudantes das escolas Centro Paulo Freire, Aníbal Lopes da Silva, Atílio Destro, Francisco Vaz de Lima, José Henrique Teixeira,  Maria Tereza Abreu de Figueiredo, Professora Maria Aparecida Fagnani Soares, Maria Fumiko Tominaga, Professora Maria dos Prazeres Neres da Silva e Campo Zumbi dos Palmares. O prefeito Paranhos destacou a atitude dos formandos em não desistir dos estudos mesmo diante das dificuldades. “O censo do IBGE aponta que temos no Brasil mais de 11 milhões de pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar e vocês já estão fora desta estatística. Ao mesmo tempo, vocês estão fora das estatísticas que apontam que há no Paraná 500 mil pessoas que não tem estudos, vocês deram um passo à frente. Vocês são excepcionais. Comemorem muito este momento. Vocês merecem!”.

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que oferece alfabetização para pessoas com idade acima de 15 anos, atendendo em grande parte, alunos que trabalham ou têm mais de 60 anos. A formação é dos anos iniciais do Ensino Fundamental e as aulas são realizadas em todos os períodos. “Foi uma conquista árdua. Muitos não conseguiram concluir os estudos na idade certa, mas nem por isso desistiram do seu sonho. A vida não lhes deu oportunidade para estudar quando eram crianças, jovens ou adolescentes. Mas, vocês foram determinados. Voltar a estudar depois de adulto é mais difícil porque durante o dia geralmente temos uma carga horária extensa de trabalho e quando chega a noite o cansaço bate, mas a vontade de aprender de vocês sempre foi maior e esta é uma grande conquista. Hoje é a primeira da grande vitória da vida de vocês. Não parem! Não desistam, continuem estudando”, disse Marcia Baldini.

Um dos momentos mais emocionantes da formatura foram a homenagem a Maria Aparecida Della Betta, a formanda mais velha da turma, com 68 anos, e os pronunciamentos da formanda,  Delsuita Maceió, de 63 anos, e do professor Paulo Miranda. Ela foi alfabetizada pelo programa e representou a turma na leitura da mensagem aos estudantes e o educador que também foi aluno do EJA, passou pelo CEEBEJA e concluiu graduação, hoje ensina outros adultos e jovens a ler e escrever. Delsuita disse em seu discurso que a leitura lhe permitiu lutar pelos seus direitos. “A leitura me permitiu coisas importantes e sei que ainda tenho muito para aprender”, completou.

A coordenadora pedagógica municipal de educação de jovens e adultos, Fernanda de Mello Pavan, disse que “o momento é de muita alegria para professores, servidores, amigos e familiares, porque os formandos estão vivendo uma noite muito especial que ficará guardada na memoria de cada um e daqueles que compartilharam cada momento desta conquista. Este é um momento em que todos expressam respeito por vocês, porque sabemos que a caminhada até aqui não foi fácil, mas vocês não desistiram. Agora são alfabetizados, têm autonomia  e essa é uma grande vitória”.

Para o próximo ano letivo as matrículas foram abertas no dia 2 de dezembro e encerram dia 4 de março no Centro Paulo Freire ou nas escolas municipais.

Fonte/Assocm PMC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *