NÃO ÀS DROGAS: Patrulha Amiga conscientiza alunos da rede pública

Escolas de toda a rede municipal serão contempladas
“Não se pode beber álcool, nem aceitar cigarro e se alguém oferecer droga, eu vou é sair correndo”, a declaração inocente e espontânea da pequena Yasmin Pinheiro, de 9 anos, é a prova de que o trabalho da Patrulha Amiga já tem surtido o efeito de conscientização nas crianças da rede pública de ensino.

O trabalho neste ano foi iniciado pela Escola Municipal Atílio Destro, mas vai se estender para toda a rede municipal de Cascavel, explica a gerente de prevenção da Secretaria de Política sobre Drogas e Proteção à Comunidade, Marli Laureano. “Este ano montamos uma cartilha para facilitar o entendimento deles, para os alunos saberem que drogas fazem mal, levam a doenças e a problemas com a família. Também falamos sobre comportamento, realização de sonhos e evitar más companhias. A criança bem formada sabe se algo faz mal para ela: vai evitar. Esse trabalho de prevenção é fundamental, porque uma criança saudável hoje, será um adulto saudável amanhã. Temos que trabalhar a prevenção, para não precisarmos trabalhar com um dependente químico no futuro”, comenta.

Para as crianças dos primeiros anos, o trabalho é mais lúdico. A Patrulha Amiga conta com um jogo, em que os pequenos precisam escolher entre o caminho do bem, com atividades saudáveis, ou o caminho do mal, com as drogas. “É uma forma mais lúdica de trabalhar com os alunos menores. A Patrulha Amiga ajuda os alunos a identificarem os amigos bons dos amigos maus. Amigo bom não te convida para fazer coisa errada. e aprendendo a diferenciar os amigos bons dos maus, fortalecemos para que digam não!”, conta Marli Laureano.

A Patrulha Amiga também premia os alunos. As crianças dos 1ºs e 2ºs anos fazem pintura, os dos 3ºs labirinto, 4ºs anos realizam desenhos e os dos 5ºs anos produzem texto. No fim do ano, os cinco melhores trabalhos de cada série serão publicados na revista da Patrulha Amiga e as educadoras desses alunos ganharão o “Troféu de Professora Incentivadora 2020”. “A Patrulha Amiga ajuda os alunos a identificarem os amigos bons dos amigos maus. Amigo bom não te convida para fazer coisa errada. E aprendendo a diferenciar isso, fortalecemos para que digam não”, pontua Marli Laureano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *