Meio Ambiente coleta quase 500 quilos de entulhos no afluente do Rio das Antas, no Centro da cidade

Ação faz parte do “Água Boa Cidade Limpa”, que a cada mês efetua limpeza num curso hídrico

Dando continuidade ao Programa Água Boa Cidade Limpa, a Secretaria de Meio Ambiente realizou hoje (25) a limpeza do afluente do Rio das Antas, localizado próximo à Rua Carlos de Carvalho, no Centro da cidade, abaixo do Hospital do Coração. Foram retirados quase 500 quilos dos mais variados resíduos, como plásticos, roupas, cobertores, garrafas, gesso, telhas, entre outros, que acabaram parando no rio de forma irregular.

O Programa passou a ser realizado uma vez por mês após a realização do mutirão Água Boa, Cidade Limpa. Esta é a terceira operação. Em cada ação, um curso hídrico é escolhido pelas equipes envolvidas para receber a limpeza. Nesta edição, a Sema acrescentou à atividade a coleta de água para análise da qualidade do afluente, que será avaliada em parceria com o laboratório da Fundetec. O primeiro a receber a operação-limpeza foi o afluente do Rio das Antas, abaixo da Praça dos Mosaicos, no Bairro Claudete; depois foi o Córrego Bezerra, no Bairro Santa Cruz.

“Esperamos, com este programa, além de efetuar a limpeza e controle da qualidade da água dos cursos hídricos, despertar na população um cuidado especial com os mananciais, que nos oferecem um recurso tão precioso, que é a água”, informa o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, José Luiz Ferreira.

Análise das fontes

Além da limpeza do afluente, hoje também a equipe da secretaria coletou amostras de água em todas as fontes urbanas do Município. O objetivo dessa ação, que agora também passa a fazer parte do Programa Água Boa Cidade Limpa, é monitorar a qualidade da água de maneira sistemática nas fontes.

Os resultados serão disponibilizados no site da Secretaria de Meio Ambiente, no Portal do Cidadão, na aba “outros – qualidade das fontes”, como já ocorre com os resultados dos exames anteriores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *