Mais dois cruzamentos recebem “Yellow Box” em Cascavel. Você sabe o significado das caixas amarelas?

A demarcação horizontal visa orientar os motoristas de que é proibido a parada ou o estacionamento de veículos nos cruzamentos, evitando obstruir a passagem
A equipe de sinalização de trânsito concluiu esta semana a pintura horizontal de mais dois cruzamentos com as demarcações denominadas “Yellow Box”. Receberam as caixas amarelas os cruzamentos das Ruas Casemiro de Abreu com Érico Veríssimo e Uruguai com a Rua Vitória. Recentemente, também foram demarcados os cruzamentos da Rua Marechal Floriano com a Rua São Paulo e com a Rua Rio Grande do Sul. O departamento de Engenharia de Trânsito da Cettrans/Transitar lança mão desta sinalização nos principais cruzamentos com conflito na cidade e que exige maior atenção dos condutores para não obstruir a via.

E você, sabe o que a “Yellow Box” significa?

Muitos condutores ainda ignoram a função da sinalização das caixas amarelas que existem em vários cruzamentos de Cascavel. Elas não estão na via para deixar o asfalto mais bonito.

A demarcação horizontal visa orientar os motoristas de que é proibido a parada ou o estacionamento de veículos nos cruzamentos, evitando obstruir a passagem dos demais, em prejuízo ao fluxo da via transversal e, consequentemente, ocasionando lentidão e congestionamentos.

De acordo com o Artigo 45 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), “mesmo que a indicação luminosa do semáforo lhe seja favorável, nenhum condutor pode entrar em uma interseção se houver possibilidade de ser obrigado a imobilizar o veículo na área do cruzamento, obstruindo ou impedindo a passagem do trânsito transversal”.

A “Yellow Box” existe para deixar claro ao condutor que aquela área não pode ser ocupada de modo a obstruir ou impedir a passagem de veículos. “É necessário manter sempre a atenção e, caso perceba que haverá a necessidade de parar, deve-se fazer antes do cruzamento. Assim evita atrapalhar o fluxo e não se corre o risco de ser multado”, explica o gerente da Divisão de Fiscalização de Trânsito da Cettrans/Transitar, Alex Sandro Vitório.

Conforme o Art. 182, inciso VII do CTB, parar o veículo em área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres, é infração média de trânsito e com penalidade de multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

“É importante que todos os usuários da via fiquem atentos à sinalização de trânsito, pois ela está ali para orientar e proporcionar segurança, organização e orientação a motoristas e pedestres”, complementa Vitório. Segundo ele, vale lembrar, que independente da demarcação da Yellow Box, parar no cruzamento impedindo a passagem dos demais veículos, já caracteriza infração de trânsito, sujeita à multa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *