Mais de 91% das solicitações pelo 156 foram atendidas em 2019

Ano passado foram realizados 21.258 atendimentos à população
A Prefeitura de Cascavel tem um canal direto e aberto com a população. Se o cidadão precisa solicitar alguma demanda, a Ouvidoria 156 é o meio eficiente para solicitar por algum serviço público. Prova disso é que dos 21.258 pedidos realizados ao 156 no ano passado, 91,6% foram atendidos. Isso é resultado de uma gestão humanizada que coloca o cidadão como prioridade. As demandas em aberto, por sua vez, ainda serão respondidas, elas ainda estão tramitando devido às suas particularidades.

O trabalho da equipe do 156 é intenso. Chega-se a uma média de 300 ligações por dia, sendo que muitas questões são apenas dúvidas da população, algo que é rapidamente solucionado pelos 14 servidores do time da Ouvidoria. No fim, são formalizados 150 protocolos diários.

No ano passado, a maioria das solicitações foi referente à manutenção e troca de lâmpadas, com mais de 15 mil pedidos. Em seguida, apareceram as questões relacionadas às bocas de lobo, com 1.533 protocolos. As queimadas e a sinalização das vias também apareceram com destaque, respectivamente, com 575 e 510 protocolos.  Os números divulgados demonstram a transparência da administração pública em relação às reivindicações dos cascavelenses.

De acordo com o coordenador da Ouvidoria do Município, Valdir dos Anjos, há ainda uma boa parte da população que desconhece o serviço realizado pelo 156, que é uma ponte entre os anseios do cidadão e o serviço público. “Tem muita gente que ainda não sabe que tem uma Ouvidora, quais os canais para acessar, por onde que pode pedir um serviço público. É importante frisar que para toda e qualquer demanda pública, referente a serviços da Prefeitura, o canal oficial é a Ouvidora 156”, frisa.

Além do 156, a Ouvidoria agora também conta com mais ferramentas para estreitar a comunicação com os cascavelenses. “O cidadão pode utilizar nossos serviços pelo aplicativo Particity, que pode ser baixado no smartphone ou tablets ou ainda pode acessar no computador de mesa através do Portal do Município de Cascavel (cascavel.atende.net). Também implantamos Whatsapp, sendo uma nova ferramenta para população. O número é o (45) 9 9101-8177”, pontua o coordenador.

A Ouvidoria funciona das 7h às 19h, via telefone e, pessoalmente das 8h30 às 17h, na Prefeitura.

Relatório das demandas

Manutenção e troca de lâmpadas – 15.376
Boca de lobo – 1.533
Queimadas/Excesso de pó/ Produtos Químicos – 575
Sinalização em via pública – 510
Mato alto/ Acúmulo de lixo – 877
Serviços de pavimentação – 474
Obra irregular – 449
Regularização de comércio – 418
Cmei/Caic/Escolas – 79
Conduta inadequada – 75
USF/UBS/UPA/Farmácia Básica – 122
Maus tratos aos animais – 770

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