Mais de 30 mil alunos voltam às aulas nesta quarta-feira (5)

Município conta com educandos matriculados em 62 escolas e 53 Cmeis

Acabaram as férias para a criançada. Nesta quarta-feira, 05, começará, de fato, o ano letivo 2020 da rede municipal de ensino de Cascavel. O Município conta com mais de 30 mil alunos matriculados em 62 escolas e 53 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil). Desse total, 28 escolas oferecem a ETI (Educação em Tempo Integral) para mais de 2,7 mil crianças.

Sobre o retorno dos educandos, a secretária de Educação, Márcia Baldini, se mostra ansiosa em ver as instituições cheias novamente. “É uma grande alegria para nossas escolas e para os Cmeis, considerando que essas instituições só são unidades escolares com a presença dos alunos e dos professores, senão são apenas prédios vazios. Começamos o ano de 2020 com muita esperança”, comenta.

Para receber os alunos, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) preparou uma aula inaugural para cada turno escolar. Na parte da manhã está prevista uma ação às 7h40, na Escola José Henrique Teixeira, na Rua Serra das Furnas, nº 1462, no Parque Morumbi. Já na parte da tarde, a aula será às 13h30, na Escola Municipal Manoel Ludgero Pompeu, localizada na Rua Graciliano Ramos, nº 1099, no Alto Alegre. A secretária de Educação receberá as crianças, sendo que na parte da manhã o prefeito Leonaldo Paranhos estará presente. “Com grande satisfação que vamos receber nossos alunos e pais para iniciar mais um ano letivo. O objetivo é a transmissão do conhecimento científico a todos nossos alunos e alunas da rede pública municipal de ensino”, frisa a secretária.

Educação em Tempo Integral

Alunos de 04 a 10 anos de idade podem ser matriculados em tempo integral, onde recebem aulas regulares em um período e atividades diferenciadas e laboratoriais no contraturno. Para esse grupo de estudantes, a chegada à escola acontece às 08h e a saída se dá às 17h. Cinco refeições diárias são servidas às crianças, sendo café da manhã, frutas duas vezes ao dia, almoço e lanche. De acordo com a Semed, “desde que a escola oferte tempo integral e tenha vaga, qualquer aluno da rede municipal pode frequentar esta modalidade de ensino”.

Ações educativas

Com a volta às aulas geralmente o trânsito ficar um pouco mais demorado nas imediações das instituições de ensino. Por isso, a todos que vão trafegar pela cidade, a orientação da Transitar/Cettrans é de cautela. A companhia, aliás, iniciará um trabalho de conscientização em frente às escolas municipais. Em caso de chuva, atividades serão canceladas.

Exceções

Devido ao processo de reforma que algumas Escolas e Cmeis estão passando, haverá alterações no calendário escolar 2020 das seguintes unidades:

Escola Municipal Aníbal Lopes da Silva (Bairro Floresta) –  Início 12 de fevereiro

Escola Municipal Luis Carlos Ruaro (Jardim Gramado) –  Início 12 de fevereiro

Escola Municipal Nossa Senhora da Salete (Brasmadeira) – Início 17 de fevereiro

Cmei Darci Angela Borges (Floresta) – Início 10 de fevereiro.

É válido ressaltar que os 200 dias letivos serão preservados. Segundo a Semed, será realizada a reposição desses dias para que os alunos não tenham nenhum tipo de prejuízo. É importante que as famílias fiquem atentas às novas datas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *