Mais de 10 mil pessoas foram vacinadas contra o sarampo em Cascavel

Campanha de vacinação segue até 13 de março
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo segue ativa em Cascavel. Todas as 43 unidades de saúde, entre UBSs e USFs, estão com vacinas disponíveis para os cascavelenses. O público-alvo da ação é amplo: pessoas de 5 a 59 anos. Desde que começou a campanha, no dia 10 de fevereiro até esta sexta-feira (28), mais de 10 mil pessoas já foram imunizadas no Município.

Para a população de 5 até 19 anos e de 30 a 59 anos, a vacinação é seletiva. Já para a população na faixa etária de 20 a 29 anos, a vacinação é indiscriminada, isto é, todos precisam comparecer para a imunização, mesmo que já tenham sido vacinados.

Conforme a coordenadora do PMI (Programa Municipal de Imunização), Cristina Carnaval, os jovens de 20 a 29 anos formam o principal grupo da campanha e eles têm atendido ao pedido da Secretaria de Saúde, uma vez que grande parte já está vacinada. “Em Cascavel 190 mil pessoas precisam ser avaliadas, ou seja, ir até a unidade de saúde e verificar a situação vacinal. No entanto, o público que precisa tomar a vacina realmente é de cerca de 20 mil pessoas e já vacinamos metade”, avalia positivamente. A campanha só será encerrada no dia 13 de março.

A vacinação do sarampo é muito importante, porque a doença voltou a causar preocupação com novos casos em todo o Brasil, inclusive no Paraná. Vale destacar que esta é a primeira etapa da vacinação contra o sarampo. A próxima será em agosto.

O sarampo é uma doença grave, altamente contagiosa e pode levar a óbito. Atualmente, a única forma de prevenção é a vacinação, por isso, a necessidade da imunização.

CARTEIRA DE VACINAÇÃO
Ao procurar a unidade de saúde para imunização é preciso apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação. No entanto, se o cidadão não possuir a carteirinha vacinal, as equipes estão preparadas para realizar uma nova na hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *