Iniciativa do Mapa recebe prêmio em concurso de boas práticas em gestão ética

A prática vencedora foi o Quiz Café com Ética, veiculado aos servidores e empregados do Ministério

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) conquistou o segundo lugar no VI Concurso Boas Práticas na Gestão da Ética, realizado pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República. A prática vencedora foi o Quiz Café com Ética, veiculado aos servidores e empregados do Mapa.

No Quiz, são feitas perguntas sobre o Código de Conduta Ética dos Agentes Públicos do Mapa, com o objetivo de demonstrar como as situações da vida real podem se enquadrar ao que está previsto no Código.

A premiação aconteceu nesta quinta-feira (26), durante o XXI Seminário Ética na Gestão – Ética Pública e Governança. A integrante da comissão Roberta Muniz Codignoto entregou o prêmio para o Mapa e destacou que a iniciativa é interessante porque discute, de forma didática, questões relacionadas à integridade, relacionando com situações da vida real.

O presidente da Comissão de Ética do Mapa, Carlos Arthur Franz, contou que a ideia do Quiz surgiu do costume do brasileiro de consumir café com algum acompanhamento, como pão com manteiga, pão de queijo, cuscuz. “Além disso, o café é um dos principais produtos do agronegócio, então fizemos essa junção: Café com Ética, que já traz um questionamento para o servidor. Buscamos de forma inteligente criar esse Quiz com perguntas ligadas ao Código de Conduta Ética dos Agentes Públicos servidores do Ministério da Agricultura”, disse.

O primeiro lugar na mesma categoria ficou com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, com a campanha Questão de Ética, que, em uma série de 10 vídeos abordou temas cotidianos referentes ao serviço público  à conduta ética do servidores no poder executivo federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *