Indicações sugerem iluminação de LED obrigatória em novos loteamentos

Duas indicações do vereador Carlinhos Oliveira (PSC) foram protocoladas nesta semana na Câmara e serão encaminhadas para a Secretaria Municipal de Obras e para o IPC – Instituto de Planejamento de Cascavel. Uma das indicações pede a inclusão no Manual de Obras de Loteamentos da Secretaria de Obras e a outra uma mudança da lei municipal (Lei de Parcelamento do Solo), de forma a exigir das loteadoras a instalação do sistema “led” na iluminação pública de novos loteamentos.

“Estudamos bem a situação e vimos que a lei é omissa em relação ao assunto. Para mudar a lei é preciso a realização de audiência pública e aprovação no Concidade e por isso propomos que seja feita primeiramente uma alteração mais rápida a nível interno”, ressalta o vereador Carlinhos. Segundo ele, a lei municipal não discrimina o tipo de produto, deixando as exigências deste tipo para o manual de obras, por isso o prefeito pode determinar a inclusão no manual e iniciar a cobrança. Paralelamente, via estudos do IPC e Concidade, pode alterar a lei municipal com garantias futuras.

Segundo o vereador, o Município já decidiu promover necessária a troca gradativa do sistema atual por luminárias e lâmpadas de LED que certamente gerará significativa redução de custos no consumo de energia e mais resistência afim de atender com maior eficácia a população. “Nada mais correto agora, começar a exigir que os novos loteamentos já ofereçam este sistema para evitar custos futuros na troca de luminárias e das lâmpadas”, considerou o vereador.

Flavio Ulsenheimer/ Assessoria CMC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *