Guarda Municipal: pistolas calibre 380 são entregues à turma formada em novembro

65 homens e mulheres receberam o armamento das mãos do prefeito Leonaldo Paranhos e do Secretário de Política sobre Drogas e Proteção à Comunidade
O prefeito Leonaldo Paranhos, o secretário de Política sobre Drogas e Proteção à Comunidade, Antônio Volmei dos Santos, o presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Espínola, representantes das polícias Civil e Militar, Exército e Corpo de Bombeiros, participaram hoje (28) da entrega de armas para 65 GMs ( Guardas Municipais). A solenidade aconteceu no teatro Emir Sfair. Foram investidos R$ 212 mil na aquisição de pistolas calibre 380. Agora, todo o efetivo da GM formada por 101 homens e mulheres, tem o porte e a arma para uso em serviço. ” É uma guarda muito bem equipada, com políticas públicas diferenciadas, cuidando dos bairros da cidade, da zona rural , sempre muito presentes. Temos novidades em equipamentos que são os módulos policiais móveis, são quatro módulos equipados com motos. Temos ainda desafios que é o plano de cargos, carreiras e salários que precisamos ter para nossa guarda. Fazer segurança pública é muito difícil, então é preciso que tenham tranquilidade  financeira, pois o trabalho que os nossos guardas realizam tem surtido efeitos e resultados bastante positivos”, disse o prefeito.

As pistolas calibre 380 foram entregues a 57 homens e 8 mulheres que integram a segunda turma de GMs, formados em Cascavel, desde a implantação da corporação em fevereiro de 2017. Durante sete meses os servidores participaram de um curso intensivo de preparação junto à polícia militar, que foi encerrado em novembro de 2019. Foram 864 horas/aula ministradas no quartel do 6º BPM.

A primeira turma da GM já trabalhava com o armamento efetivo e a segunda turma, formada em novembro, atuava com armas não letais. Os agentes trabalhavam em operações junto com os GMs mais antigos. “Com esta nova turma, vamos poder melhorar o policiamento nos bairros com maior índice de ocorrências e também nos distritos que já contam com a Patrulha Rural. Agora, o trabalho nestas regiões será reforçado com a presença dos  guardas. A presença  da GM fez com que os números de homicídios apresentassem uma queda, porque a GM faz o mesmo trabalho que a PM,  com trabalho preventivo com rondas no centro e bairros e isso coíbe a ação de marginais”, explicou o secretário Antônio Volmei dos Santos .

O Tenente-coronel Rubens Garcez, da Polícia Militar, destacou a parceria entre a PM e a GM. “Temos uma afinidade grande até mesmo porque a maioria dos instrutores desta turma foram policiais militares que estão atuando nas ruas no policiamento ostensivo. Em razão de patrulhamentos e atendimentos de ocorrências, a Polícia Militar e a Guarda Municipal atuam juntas”, afirmou Garcez. Ele completou dizendo que os guardas municipais estão prontos a usarem o armamento que foi entregue hoje . “Eles passaram por um treinamento rigoroso, sabem da legislação que temos que respeitar, todas as táticas de confrontos armados que um PM aprende eles também aprenderam. Os Guardas Municipais de Cascavel  passaram por treinamento e formação profissional e estão plenamente capacitados inclusive psicologicamente para usar armas”.

Guarda Municipal

A GM foi criada no dia 3 de fevereiro de 2017, na mesma data da instalação do Território Cidadão, no bairro Cascavel Velho. A  corporação foi instituída através Lei 6 532. É uma instituição de caráter civil, uniformizada, armada, com regime especial de hierarquia e disciplina e com função de proteção municipal preventiva, destinada à preservação de seus bens de uso comum, uso especial e dominiais, serviços e instalações, ressalvadas as competências da União e do Estado e observados os princípios de atuação previstos no Estatuto Geral das Guardas Municipais.

Dados do Ministério da Justiça apontam que Cascavel registrou  nos  anos de 2017 e 2019 no período de janeiro a setembro , queda de  26,32% no número de homicídios dolosos. Em âmbito nacional esta redução foi de -21,94% e na esfera estadual-16,02%.

Um dos fatores que contribuíram para este índice foi a parceria firmada entre a Guarda Municipal e as polícias Civil e Militar. A corporação conta hoje com um efetivo de 101 homens e mulheres que trabalham no policiamento ostensivo na cidade e distritos, dando apoio a todas as ações da Polícia Civil. Os GMs participam de treinamento de capacitação ministrados na área de segurança pelo Depen ( Departamento Penitenciário) Federal e Estadual. Os guardas municipais portam armas longas calibre 12 e pistola 380.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *