Governo Municipal assina contrato para mais um obra na Educação

Além de mais uma obra para Educação, as escolas que participaram da Mostra da Educação 2019 serão homenageadas 

Nesta quarta feira (18), às 15h, no Auditório da Prefeitura de Cascavel, o prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária municipal de Educação, Marcia Baldini, assinam o contrato de reforma e ampliação da Escola Municipal Nossa Senhora da Salete, no Bairro Brasmadeira, no valor de R$ 4.048.305,33. A concorrência número 12/2019 que trata da reforma e ampliação da escola do Brasmadeira, obteve uma economia de R$ 1.700.053, 48. A empresa vencedora terá um prazo de 12 meses a partir da emissão da ordem de serviço para concluir e entregar a obra.

Neste período de obras, os 500 alunos, do pré ao quinto ano, os alunos deverão ser realocados para um espaço alternativo que deve ser definido até o início de janeiro.

O complexo de edificações da Escola Municipal Nossa Senhora da Salete são estruturas antigas, construídas em um período em que não havia a consciência coletiva e tampouco legislações específicas para a construção de unidades de ensino. Nesse contexto, a obra de reforma e ampliação tem por objetivo a efetivação de adequações em virtude da legislação vigente do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (Código de Segurança contra Incêndio e Pânico de 2014), com instalação de sinalização de rotas de fuga, luminárias de emergência, saídas de emergência, extintores, alarme de incêndio e sistema de hidrantes, bem como o cumprimento da Legislação da Vigilância Sanitária Estadual (Resoluções SESA Nº107/2018 e SESA Nº 162/2005), em que a cozinha, refeitório e áreas de serviço serão reestruturados.

Também serão feitas adequações das luminárias, forros, portas, janelas, pisos, instalações sanitárias, estrutura física mínima e acessibilidade em todos os ambientes da unidade, assim como adequações nas redes de água fria, esgoto, pluvial, elétrica, cabeamento estruturado e de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA).

A ampliação do complexo, ser dará com a construção de bloco adicional com 916,39m², para mais 4 salas de pré-escola com banheiros anexos, sala de múltiplo uso infantil, laboratório de ciências, laboratório de informática, biblioteca ampla, sala de professoras, sala de hora-atividade, direção, coordenação, secretaria com espaço para arquivo, vestiários de funcionários, instalações sanitárias de uso coletivo, e finalmente, auditório para eventos da comunidade escolar.

Ainda, será feita a reconstrução total dos muros da unidade e adequação dos acessos e do pátio externo atendendo ao preconizado pelas normas de acessibilidade universal em edificações públicas e de uso coletivo, com a eliminação de desníveis, construção de rampas de acesso às edificações e instalação de guarda corpos e corrimãos.

A escola contará com passarelas cobertas, parquinho com grama sintética, horta para atividades pedagógicas e possuirá a utilização de energia solar através de sistema gerador fotovoltaico instalado nas coberturas, evidenciando a preocupação da Secretaria Municipal de Educação em viabilizar a execução de edificações que proporcionem um local adequado ao ensino e aprendizagem, bem como há a preocupação que as mesmas atendam aos preceitos de sustentabilidade e conforto térmico, minimizando assim o impacto do funcionamento desse equipamento público ao meio ambiente.

Fonte/Asscom/PMC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *