Fundetec trabalha para fortalecer programa de robótica na rede municipal de ensino

Foto: asscom

Pelo menos 20 escolas municipais já contam com o projeto em funcionamento

O prefeito Leonaldo Paranhos e o presidente da Fundetec, Alcione Gomes, discutiram no dia de ontem (30), com professores e técnicos de informática da rede municipal de ensino, o projeto relacionado a robótica nas escolas do Município. Em 2017, teve início as ações para implementação da robótica na rede municipal. À época havia apenas duas escolas que o ofereciam este conteúdo a seus alunos, hoje, pelo menos 20 instituições já tem o projeto implantado, ainda precisando de mais capacitação técnica, metodologia, e equipamentos para fortalecer o projeto.

“A ideia do prefeito Paranhos, é que façamos um diagnóstico da situação e um prognóstico do que queremos fazer e elaboremos um plano de ação para fortalecer a robótica no Município de Cascavel usando o talento dos professores de informática que já existem na rede de ensino. Queremos melhorar este projeto, porque o prefeito Paranhos tem interesse em ampliar, fortalecer o excelente trabalho que já vem sendo feito na área de robótica na rede municipal de Cascavel”, falou o presidente da Fundetec Alcione Gomes.

A robótica oferece às crianças uma oportunidade de desenvolver novas habilidades e capacidades, incentiva os estudos, a leitura.  “O município quer prover habilidades, motivação e conhecimento suficientes para que as crianças possam aprender cada vez mais e assim também melhorar a nota do Ideb ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nestas instituições,  porque comprovadamente o ensino de robótica incentiva as crianças a estudar. Elas se qualificam em matemática, português, elas tem um estímulo cerebral maior para desenvolver a criatividade, o raciocínio lógico. São várias aptidões desenvolvidas com o ensino de robótica nas escolas, sem contar a aprendizagem em noções de eletricidade, programação entre outras informações que elas  aprendem com o ensino de robótica”, explicou o presidente da Fundetec.

Cascavel é destaque

Alcione Gomes disse ainda que, através da Fundetec, Cascavel se tornou referência nacional no assunto, porque treina e capacita professores do Paraná e até do Rio Grande do Sul. A fundação recebeu em setembro um prêmio em Curitiba pelo projeto de robótica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *