Em Cascavel, meta da Campanha Nacional contra o Sarampo é de imunizar 16 mil crianças e 55 mil adultos

A primeira etapa começou hoje (7) e segue até o dia 25 de outubro para crianças de 6 meses a 5 anos; a segunda, para jovens de 20 a 29 anos será de 18 a 30 de novembro

Teve início hoje (7) e segue até o dia 30 de novembro a Campanha Nacional Contra o Sarampo 2019, cuja meta em Cascavel é de imunizar 16 mil crianças e 55 mil adultos jovens. Conforme o Ministério da Saúde, a campanha será dividida em duas etapas. A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel alerta que tanto a primeira como a segunda etapas são campanhas seletivas, ou seja, só serão vacinadas as pessoas que não comprovarem a imunização no cartão de vacinação.

A primeira etapa, de hoje até o dia 25 deste mês, tem como público-alvo crianças de seis meses a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), lembrando que as crianças de seis meses a um ano recebem uma dose chamada “dose zero”, ou seja, quando o bebê completar um ano, o mesmo receberá a dose de rotina e o reforço aos 15 meses, para ser considerada imunizada.

De acordo com a coordenadora do PMI (Programa Municipal de Imunização), Cristina Carnaval, vale ressaltar que todas as crianças que ainda não tomaram as duas doses da vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) preconizadas, que não possuem o registro na carteirinhas de vacinação, os pais devem procurar uma unidade de saúde, a fim de regularizar a situação.

Dia D

No dia 19 de outubro (terceiro sábado de outubro) as unidades de saúde atenderão das 8 horas às 17 horas sem fechar no horário de almoço. A única exceção é para a USF Cataratas, que está localizada dentro do Núcleo Industrial. Como o local fecha às 12 horas, a unidade prestará atendimentos somente até esse horário.

Segunda etapa e Dia D

A segunda etapa é destinada a jovens e adultos de 20 a 29 anos que ainda não comprovaram que receberam duas doses da vacina Tríplice Viral ou da vacina contra o sarampo. Esta etapa será entre os dias 18 e 30 de novembro, com Dia Nacional de Mobilização no dia 30.

“No dia 30 todas, novamente, todas as unidades ficarão estarão abertas das 8 horas às 17 horas, exceto a USF Cataratas, que funcionará até 12 horas”, informa Cristina Carnaval, lembrando que é “importante ressaltar que esta fase será para imunizar jovens e adultos que não receberam ou não podem comprovar a imunização com as duas doses preconizadas pelo MS”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *