“Dia D” contra o sarampo imuniza quase 4 mil pessoas em Cascavel

Primeira etapa, para crianças com 5 anos incompletos, continua até sexta-feira (25)

Foi bastante positivo o Dia D contra o sarampo, sábado (19) em Cascavel. Pelo menos 4 mil atendimentos foram registrados pela Secretaria de Saúde, que manteve 43 pontos de vacinação em funcionamento. Com exceção da USF Cataratas que atendeu até as 12 horas, e da sala de vacina instalada em frente à Prefeitura (até as 12 horas e também para adultos), as unidades de saúde funcionaram das 8 às 17 horas, favorecendo principalmente as pessoas que têm dificuldade de horários em dias úteis.

“Os pais e responsáveis atenderam ao chamado e levaram as crianças para receber a dose. Com exceção da sala de vacina em frente à prefeitura, todas as unidades imunizaram apenas as crianças menores de 5 anos, que é o público-alvo nesta primeira etapa da campanha”, detalha a enfermeira Cristina Carnaval, que coordena a Programa Municipal de Imunização.

Até dia 25

A primeira etapa da campanha segue até sexta-feira (25). Devem tomar a “dose zero” nesta campanha crianças de seis meses a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Cristina Carnaval explica que, além da dose zero contra o sarampo na campanha, os bebês são imunizados na rotina contra o sarampo quando completam 1 ano e recebem outro reforço aos 15 meses. “Quem tem criança nesta faixa etária e que ainda não recebeu a dose zero deve levar para vacinar até sexta-feira, dia 25)”, explica.

Segunda etapa  para adultos jovens em novembro

Paralelamente o Município já está se preparando para a segunda etapa da campanha nacional, que será voltada ao público adulto jovens de 20 a 29 anos de idade, que ainda não comprovou que recebeu duas doses da vacina Tríplice Viral ou da vacina contra o sarampo.

Essa etapa será entre os dias 18 e 30 de novembro, com Dia Nacional de Mobilização no dia 30 de novembro.

A meta é imunizar 16 mil crianças e 55 mil adultos jovens durante toda a campanha em Cascavel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *