Coronavírus: COE reúne coordenadores de unidades de saúde

Na próxima quarta-feira haverá uma reunião mais ampla e envolverá também diretores de hospitais e clínicas privadas
A chegada do novo coronavírus (Covid-19) ao Brasil desencadeou uma série de ações preventivas por parte da saúde pública e, em Cascavel, onde um caso está sob investigação, não foi diferente. Na sexta-feira(28) foi instituído pela Secretaria Municipal de Saúde o Centro de Operações de Emergências (COE), dentro de um plano de contingência para enfrentar possíveis casos que possam aparecer. O boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgado na tarde desta segunda-feira (2) mostra que Cascavel possui um caso suspeito. Trata-se de uma mulher de 39 anos, com histórico de viagem para Itália, país que originou os dois primeiros casos confirmados da doença no Brasil. Ela também esteve na Malásia e Tailândia.

Rubens Griep, coordenador do Setor de Análise de Situação de Saúde, explica que o COE desencadeou uma série de protocolos operacionais padrões para atendimento desses pacientes. “Esses protocolos já foram disponibilizados por meio eletrônico e hoje (2) foi realizada uma reunião com coordenadores das Unidades Básicas de Saúde para que eles interajam com a documentação, possam sugerir melhorias no fluxo proposto e realizar a capacitação das equipes das UBS’s”, explica.

Na próxima quarta-feira (4) haverá uma reunião mais ampla para discutir a questão. Participarão médicos e enfermeiros das unidades de saúde, direção técnica médica dos hospitais privados e os enfermeiros responsáveis pelo NCI (Núcleo de Controle de Infecção) das instituições. “A ideia é discutir  protocolo assistencial e questões de manejo clínico do novo coronavírus. São desdobramentos importantes para que possamos disseminar para toda a rede assistencial as informações necessárias, a identificação precoce, o isolamento caso haja indicação e tratamento oportuno desses casos”, explica Griep.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *