Concurso comprova qualidade da merenda e o trabalho das merendeiras da Rede Pública Municipal de Cascavel

 

Foto: ASSCOM

Receita desenvolvida no Cmei Emanoel Bottini Portes ganhou o primeiro lugar da etapa realizada em Cascavel

Com o conceito do programa “Escola Feliz”, proposto e implantado pelo prefeito Leonaldo Paranhos, desde janeiro de 2017 Cascavel tem investido forte no objetivo de transformar todas as escolas e Cmeis em ambientes nos quais a criança tenha vontade de ir e de permanecer. Para isso, os esforços do Governo Municipal foram concentrados em várias frentes como a melhoria e recuperação da estrutura física das unidades educacionais, a valorização dos profissionais e a aquisição de materiais didático-pedagógicos, esportivos e de recreação para o trabalho diário com os alunos. Há ainda um importante investimento que não passa batido e que é fundamental nos resultados de aprendizado dos alunos, algo que com certeza deixa qualquer criança muito feliz: alimentação de qualidade.

Os avanços do Governo Municipal em termos de compromisso com a qualidade da merenda ficaram muito evidentes nesta tarde de sexta-feira (8), durante o 4 º Concurso de Receitas Saudáveis da Alimentação Escolar. Evento que ocorre em Cascavel através da Secretaria Municipal de Educação e do Setor de Merenda e Nutrição Escolar, com iniciativa do Convênio Educação Ambiental e Cultura, uma parceria da Itaipu Binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, com o Programa Cultivando Água Boa.

Na tarde de hoje as receitas finalistas da Rede Municipal de Cascavel passaram pelo crivo dos jurados, que após provar cada prato, deram notas para as delícias preparadas pelas mãos de merendeiras das escolas e Cmeis. O prefeito Leonaldo Paranhos esteve presente no evento e reforçou a importância de uma boa alimentação na construção da ‘Escola Feliz’, lembrando que além da questão nutritiva e do sabor, a boa merenda é parte responsável também pelo bom desempenho dos alunos e reforçou para os dois alunos presentes na mesa de jurados o compromisso do Município para com a qualidade de merenda que chega às mesas dos refeitórios das unidades Escolares.

“A cidade está comprometida em fazer algo melhor para as nossas mais de 30 mil crianças. São mais de 70 mil refeições preparadas por dia, mais de 14 milhões de refeições servidas durante os 200 dias letivos, é um trabalho magnífico”, afirmou.

Receitas saudáveis

O Concurso de Receitas Saudáveis chega na sua 4º edição no ano de 2019 e envolve os 54 municípios da BP3 e do Oeste do Paraná. O principal objetivo é a criação de receitas saudáveis e criativas, utilizando principalmente alimentos da agricultura familiar para publicação do 4º Caderno de Receitas Saudáveis para a Alimentação Escolar da BP3 e Oeste do Paraná. O concurso busca ainda, valorizar o importante trabalho das merendeiras e promover a formação de hábitos alimentares saudáveis. Para a coordenadora do Setor de Nutrição Escolar, Margarete Tonin, todo o mérito do concurso é justamente destas profissionais. “Nada seria possível, nem mesmo a realização deste concurso, se não tivéssemos merenda de qualidade e é por isso que eu quero agradecer às merendeiras em especial neste dia”.

A edição 2019 contou com 10 receitas finalistas em Cascavel, com a participação de 22 cozinheiras das escolas e cmeis municipais. As receitas foram elaboradas pelas próprias merendeiras, conforme a proposta do concurso, que incentiva o aproveitamento integral dos alimentos, utilização de alimentos da agricultura familiar e levando em consideração a aplicabilidade no cardápio da alimentação escolar.

A secretária Marcia Baldini esteve entre os nove jurados que tiveram a difícil missão de ajudar a escolher a receita vencedora. Ela lembra o quanto a merenda escolar vem avançando em qualidade também enaltece o trabalho das merendeiras falando da satisfação de ver tudo o que é realizado no dia a dia. “É muito gratificante olhar nos grupos dos diretores e na página da Semed, a diversidade das refeições que vocês preparam e a expressão de carinho que a gente vê no rosto de vocês e a expressão de felicidade no rosto de cada criança, isso é muito importante”, concluiu.

Receitas premiadas

A receita vencedora foi a apresentada pelas merendeiras Dayse Jane Torres Marcondes, Elverita Fernanda de Oliveira Marinho e Maria Ellen Bez Rodrigues, do Cmei Emanoel

Bottini Portes, do Jardim São Francisco, um delicioso Escondidinho de Tilápia. A receita fará parte do 4º Caderno de Receitas Saudáveis para a Alimentação Escolar da BP3 e Oeste do Paraná – Edição Receitas Saudáveis, que será publicado e distribuído aos municípios. Além disso, há uma premiação em dinheiro, onde valor para a instituição é de R$800,00, para aplicação na cozinha, e ainda R$1 mil que será dividido entre as servidoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *