Compra de veículo usado exige atenção, alerta Procon

Procon Cascavel tem registrado muitas reclamações e as principais queixas dos consumidores estão relacionadas a danos e defeitos, não cumprimento da oferta e cancelamento ou desistência da compra
Sonho de consumo de muitas pessoas, a compra de um veículo exige atenção para que problemas sejam evitados. O  Procon Cascavel tem registrado muitas reclamações e as principais queixas dos consumidores estão relacionadas a danos e defeitos, não cumprimento da oferta e cancelamento ou desistência da compra.

“Se os problemas não forem de fácil constatação, a reclamação poderá ser formalizada quando surgirem, obedecendo ao prazo legal de 90 dias. Além da garantia legal, estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor também pode conceder uma garantia contratual, que, no entanto, não é obrigatória. Neste caso, um termo escrito deve especificando quais as condições da garantia oferecida, devendo abranger o bem como um todo”, explica a coordenadora do Procon, Silvana Griza Peres.

A orientação é ficar atento Fique atento e buscar o máximo de informação sobre o veículo. Não assine documentos sem ler com atenção todas as cláusulas.

Assim, antes de adquirir um veiculo usado, adote as seguintes medidas:
  • Verifique se o número do chassi é o mesmo que consta no certificado de propriedade do veículo. Os números e letras do chassi e da plaqueta de identificação devem estar alinhados, com espaços regulares e contornos uniformes.
  • Consulte o histórico das revisões;
  • Dirija o veículo, teste freios, estabilidade na pista, marchas, embreagem e a ocorrência de ruídos;
  • Leve o veículo a um mecânico de confiança para avaliar tanto a parte mecânica como a lataria; peça um laudo, se encontrar problemas. Uma boa olhada no automóvel para ver se há indícios de que foi batido é fundamental;
  • Examine o carro sempre à luz do dia;
  • Observe também a existência de desgastes irregulares nos pneus, o que pode indicar problemas com a suspensão, alinhamento ou balanceamento das rodas.
  • São obrigatórios no veículo e devem estar em perfeito estado: extintor de incêndio; macaco; triângulo de sinalização; chave de roda; cinto de segurança e estepe.
  • Consulte o Detran para saber se há débitos de multas ou de IPVA pendentes, pois na transferência essas dívidas devem ser pagas pelo novo proprietário. O comprador de veículo também precisa fazer uma consulta junto ao Detran para saber se o veículo que pretende adquirir não é roubado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *