Comitiva polonesa visita sistema inovador de produção de ovos em Cascavel

Grupo europeu visitou a Granja Refem, que adotou o sistema “cage free”, que permite às aves um ambiente mais adequado para desenvolvimento e postura com poleiros, um pátio amplo, alimentação saudável, sem proteína animal

Uma equipe de autoridades e empresários da Polônia, que está em Cascavel para participar do Show Rural Coopavel, visitou na tarde de ontem (3) a Granja Refem (Topp Eggs), que adotou  em sua produção o sistema “cage free” (livre de gaiola), que permite as aves um ambiente mais adequado para desenvolvimento e postura com poleiros, um pátio amplo, alimentação saudável, sem proteína animal. O sistema inovador foi adotado pelo empresário Renato Festugatto Neto.

A comitiva, que veio da província de Wielkopolska, região  central da Polônia, foi organizada pelo Governo do Estado a partir de um termo de cooperação que o Paraná tem com a província há dez anos.

Na comitiva estavam agentes públicos que trabalham diretamente com agricultura e bem-estar animal. A visita foi acompanhada por representes da Secretaria de Desenvolvimento  Econômico  de Cascavel.

Os poloneses conheceram o as práticas de manejo do método Cage Free, cuja produção de ovos e a propriedade de produção também é conhecida como “galinhas felizes.”

Os ovos produzidos pelo sistema inovador, são livres de antibióticos e de subprodutos de origem animal na ração. As galinhas poedeiras ficam soltas, livres do estresse, o que contribui para um produto com muito mais qualidade. Até 2030, não será mais permitida a produção de ovos em sistema de gaiola. No Brasil, a iniciativa está sendo concretizada de forma pioneira pela granja de Cascavel.

Integraram a comissão:

1) Krzysztof Grabowski – vice-presidente da Região de Wielkopolska

2) Jaroslaw Maciejewski – vice-presidente do Parlamento Regional da Região de Wielkopolska

3) Monica Pacznska – Diretora do Departamento da Agricultura e Desenvolvimento Rural

4) Izabela Mroczek – Diretora do Departamento de Programas de Desenvolvimento Rural

5) Paulina Stocka – Secretária de Cooperação Internacional, responsável pela relação com América Latina

6) Grazyna Alves Swiarkows Swiatkowska

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *