Começa a campanha de vacinação contra sarampo

Sábado, dia 15, acontece o dia “D” da vacinação em todas as unidades de saúde do município

Começou ontem (10) e segue até o dia 13 de março, a campanha nacional de vacinação contra o Sarampo. Esta é a primeira etapa da campanha. A segunda será iniciada no mês de agosto. Cascavel está participando da imunização porque de janeiro de 2019 a janeiro de 2020 foram registrados mais de 800 casos da doença no Estado. O Município está preparado para atender a população alvo da campanha. Todas as 43 unidades de saúde possuem salas de vacina eequipes para fazer a imunização.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cristina Carnaval, cerca de 190 mil pessoas deverão procurar as unidades de saúde para saber da situação vacinal. “As pessoas de 5 a 19 anos  e as de 30 a 59  não receberão vacinas indiscriminadas. Este púbico, só vai receber vacina se não estiver em dia com o calendário vacinal, mas as  de 20 até 29 anos de idade, mesmo que esteja em dia com o cartão de vacina precisam ir a uma unidade de saúde para  receber sua dose da vacina,”  diz.

Ao procurar a unidade de saúde para imunização é preciso apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação. “Mas, se por alguma razão a pessoa não possuir a carteirinha vacinal, não tem problema, porque fazemos uma nova na hora”, disse Cristina Carnaval.

Público-alvo

O público-alvo da campanha é amplo: todas as pessoas com idade de5 até 59 anos . Para população de 5 até 19 anos e de 30 a 59 anos, a vacinação será seletiva. Para a população na faixa etária de 20 a 29 anos, a vacinação será indiscriminada, ou seja, todas as pessoas vão ter que comparecer para a vacina do sarampo, mesmo que já tenham sido vacinadas.

 DIA D

A mobilização também contará com um Dia D, que já está marcado para sábado, 15 de fevereiro. Neste dia, todas as unidades básicas de saúde, das zonas rural e urbana, vão atender ininterruptamente, das 8h às 17h, com a imunização de toda a população foco da campanha.

A vacina em questão é a tríplice viral, que protege conta sarampo, caxumba e rubéola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *