“Com a Patrulha Amiga aprendi a dizer não às drogas e a ajudar e a respeitar as pessoas”

Foto: Asscom da PMC

Patrulha Amiga encerra atividades de 2019 reconhecendo os melhores trabalhos entre os 22 mil alunos que passaram pelo programa de combate às drogas esse ano

“Com a Patrulha Amiga aprendi a dizer não às drogas, a ajudar e a respeitar as pessoas, e que a Guarda e a Polícia são nossos parceiros”. Este é o depoimento da aluna Vitória Adriely Correia do Nascimento, do 4º ano da Escola Prof. Ademir Correa Barbosa, que recebeu nesta tarde (9) o troféu de “Aluna Destaque 2019” na categoria desenho, junto com mais 29 alunos da rede municipal de ensino, cada um na respectiva categoria – pintura, desenho e produção textual de acordo com a série – todos sobre o tema bebida alcoólica e tabaco. O professor da Vitória,  Edgar Bezerra, também foi premiado, assim como os demais professores.

A aluna da professora Roseli Cunico Reffatti, Thays Evelyn Eilkina Leal – do 5º ano da Escola Municipal Adolival Pian – também aprendeu a lição de amizade de companheirismo com os profissionais de segurança, e que “as drogas não levam a um bom caminho”. Ver o trabalho reproduzido numa revista, traz estímulo, como lembrou o avô, Alceu Brandão. “É um projeto muito bom, que ensina desde o primeiro ao quinto ano que as drogas não levam a nada e que traz a polícia para perto da comunidade”.

A Patrulha Amiga lançou o tema bebida alcoólica e tabaco que foi representado por meio de pintura entre os alunos do 1º e 2º anos; desenho nas séries de 3º e 4º anos e produção de texto entre os de 5º ano. Foram premiados com medalhas um ou mais aluno de cada sala participante e dentre os 800 alunos premiados, escolhidos 30 para receberem o prêmio final: o Aluno Destaque Patrulha Amiga 2019 teve o trabalho publicado na Revista da Patrulha Amiga 2019, a qual foi entregue aos selecionados hoje (9), junto com o troféu, assim como os professores de cada aluno destaque, reconhecidos com o Troféu Professor Incentivador Destaque 2019.

Iniciado em 2018, o Programa Patrulha Amiga foi ampliado este ano, chegando às 62 escolas municipais, alcançando 22 mil alunos do 1º ao 5º anos. “O Programa foi idealizado pelo prefeito Leonaldo Paranhos e é realizado numa parceria entre a Secretaria de Política Sobre Drogas e Proteção à Comunidade e a Secretaria de Educação, visando combater a violência, as drogas e disseminar uma cultura de paz. Trata-se do maior programa de combate às drogas realizado em âmbito municipal já realizado em espaços escolares e, pelo resultado alcançado, percebemos que teve sucesso total em nossas escolas”, destacou a secretária de Educação, Márcia Baldini.

Segundo o secretário de Políticas Sobre Drogas e Proteção à Comunidade, Antônio Volmei dos Santos, o Programa terá continuidade em 2020. “Desde o início a Guarda Municipal apoia este projeto numa união de todos os setores visando ao combate às drogas e à violência. É um passo importante a prevenção junto com a escola, a família e a comunidade, para que a criança cresça preparada, de forma que os órgãos de segurança são amigos para combater o crime”.

Objetivo que também foi enaltecido pelo Capitão Divonzir, do 6º Batalhão de Polícia Militar. Ele lembrou que este ano o Proerd ficou acanhado em função da aposentadoria de alguns membros, “mas o Município fez um trabalho excelente de aproximação e de conscientização, mantendo a prevenção nas escolas; pois o projeto visa mostrar que a Polícia e a GM fazem sim a repressão, mas vão além, com os profissionais sendo aliados da comunidade na prevenção”.

Fonte/Asscom da PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.