Cascavel amplia medidas de restrição para enfrentar o coronavírus

Novo decreto impõe toque de recolher, restringe acesso à cidade e muda funcionamento de unidades de saúde
O novo decreto que amplia restrições à população de Cascavel, com o objetivo de enfrentar o coronavírus (Covid-19) que avança pelo Brasil, foi assinado neste domingo (22) pelo prefeito Leonaldo Paranhos. Uma das medidas será o toque de recolher, que passa a valer das 20h às 6h a partir desta segunda-feira (23).O decreto traz ainda outras restrições, como o fechamento das agência bancárias e estabelece horário de funcionamento para supermercados, que poderão abrir as portas às 8h e fechar às 19h. Os proprietários terão que criar planos de segurança para os funcionários e de contenção de pessoas. Lotéricas também terão que controlar o número de pessoas internamente e externamente.

A partir desta segunda-feira, forças de segurança farão bloqueios nas entradas da cidade para monitorar quem chega. Esse rastreamento se faz necessário para reduzir os riscos de circulação do vírus em Cascavel. “Nenhuma pessoa que chegar a Cascavel para executar um trabalho necessário, uma entrega ou busca de produto, dentro dos serviços essenciais terá problema”, afirma o prefeito Leonaldo Paranhos. Pessoas com consultas médicas já marcadas também poderão entrar na cidade. Agentes de segurança irão abordar todos os veículos e questionar o motivo da vinda até Cascavel.

Transporte coletivo

Conforme determinação do prefeito Paranhos e do liquidante da Cettrans, Vander Piaia, o transporte coletivo urbano está totalmente suspenso hoje  (22/03), entretanto, nesta segunda-feira (23/03) irá  operar com tabelas de domingos e feriados para atender exclusivamente aos profissionais da área da saúde, devidamente identificados, para que os mesmos tenham horários à disposição entre 06:00 e 08:00, entre 12:00 e 14:00 e entre 18:00 e 20:00.

A equipe da Divisão de Transporte fará  o atendimento e, se necessário, a situação será reavaliada.

Saúde

O secretário de Saúde, Thiago Stefanello, citou as medidas usadas pelo Distrito Federal  para mostrar que o isolamento social é a arma mais eficaz no enfrentamento ao coronovírus. Em Brasília, onde mais de 100 pessoas foram infectadas, medidas semelhantes as adotadas em Cascavel fizeram com que, após vários dias, a cidade ficasse, neste sábado (21), sem registrar um novo caso do Covid-19.

“Isso mostra que o distanciamento social, o isolamento, é a forma correta de combater o coronavirus e nós precisamos do empenho ao máximo na nossa população nesses próximos dias”, disse.

Unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde precisou reprogramar o atendimento ao público. A recomendação é de que as pessoas fiquem em casa, não se dirijam às unidades de saúde. Foram reestruturadas 14 unidades de saúde – 11 na cidade e três no interior – para atender pacientes com sintomas de coronavírus. Essas unidades atenderão exclusivamente pessoas com síndromes respiratórias e os atendimentos serão agendados pelo Call Center (3096-9090). Na cidade, o atendimento será das 8h às 22h e no interior das 7h às 22h (confira no gráfico anexo as unidades que estarão abertas).

Pacientes com sintomas respiratórios leves devem ficar em isolamento domiciliar. Para os casos moderados que forem verificados pela telemedicina, uma equipe irá até a residência ou os pacientes poderão ser transportados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida Tancredo Neves, onde há um espaço específico para o atendimento. “Os casos mais graves, que até o momento não existiram,  serão transportados até o hospital universitário”, explica Stefanello.

Outras três unidades – Cancelli, Los Angeles e Parque São Paulo – atenderão  casos considerados mais agudos de obstetrícia, pediatria e troca de receitas, entre outros. Neste caso, o atendimento também será via Call Center pelo número 3096-9191 que passará a receber chamadas a partir desta segunda-feira. Todas as demais unidades de saúde estarão fechadas e os atendimentos de urgência e emergência, como já acontece, serão feitos nas três Unidades de Pronto-Atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *