Carnaval: movimento no Terminal Rodoviário deve crescer até 20% durante o feriadão

Empresas que operam no TRC já estão prevendo carros extras a partir desta quinta-feira (20)

O Carnaval está chegando e, mesmo que o calendário deste ano esteja marcando a festa popular para o fim do mês, muitos cascavelenses já estão arrumando as malas para deixar a cidade, a exemplo do que ocorre em todo o País. Com a proximidade do feriadão, a movimentação no Terminal Rodoviário Helenise Pereira Tolentino já começará a aumentar nesta quinta-feira (20), com pico nos embarques na sexta-feira (21) à noite e sábado (22) pela manhã e desembarques na terça-feira (25). O movimento deve crescer de 15% até 20%, segundo estimativa da Divisão de Transporte da Cettrans/Transitar.

A gerente da Divisão, Dulce Ana Simch explica que a previsão é baseada no Carnaval 2019, quando foi registrado movimento 15% superior no TRC no comparativo com a semana seguinte. Nos cinco dias de Carnaval do ano passado, 14.060 embarcaram em Cascavel, enquanto que 12.803 desembarcaram, totalizando uma movimentação superior a 26 mil passageiros.

Dulce esclarece que a movimentação no feriadão de Carnaval oscila ano a ano, uma vez que a festa é móvel. “Quando o feriado coincide com os primeiros dias do mês, normalmente as pessoas tendem a viajar mais, contudo, ainda estamos em um período de calor intenso e férias, o que estimula viagens principalmente ao litoral, e as empresas estão registrando boa procura”.

Litoral catarinense é campeão de vendas

Empresas que operam no TRC confirmam a expectativa de crescimento e já estão trabalhando com carros extras, algumas a partir desta quinta-feira (20). O pico de vendas de passagens, no entanto, ficou mesmo para a noite de sexta-feira (21). O litoral catarinense lidera a procura, com foco para as praias de Florianópolis e de Balneário Camboriú. Somente para esses destinos uma das empresas consultadas já disponibilizou cinco carros extras para noite de sexta-feira (21) e um para sábado, alguns já saindo lotados, além de outros dois para São Paulo, dois para Blumenau e Jaraguá do Sul e mais dois para Curitiba.

Também existem carros extras de outras empresas já com previsão de lotação para Campinas, litoral paulista e Porto Alegre. As empresas que operam com destinos curtos como Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina e Ponta Grossa também trabalham com expectativa de crescimento, contudo nesses casos as vendas de passagens ocorrem mais próximo da data da viagem.

Decidiu viajar? Fique atento às orientações

A orientação da Cettrans/Transitar é para que os passageiros não deixem para a última hora a programação da viagem. Como a movimentação é maior nesses dias de feriado, manter a calma e ter cautela é importante.

Comprar antecipadamente as passagens de ida e de volta é a melhor forma de evitar imprevistos. Outra dica é conferir com antecedência todos os documentos necessários para viajar com menores de idade.

Também é importante conferir o tipo de bagagem permitida com a empresa, reduzir a quantidade e, preferencialmente, não utilizar volumes muito pequenos.

Chegar com antecedência recomendada e não se afastar das bagagens, além de manter sempre as crianças por perto.

Aeroporto Municipal

Em relação à movimentação no Aeroporto Municipal Coronel Adalberto Mendes da Silva, a expectativa é de que neste feriadão o número de embarques e desembarques supere os anos anteriores, devido à implantação das novas aeronaves Boeing da GOL, e Embraer da Azul, que ainda não operavam em Cascavel no Carnaval passado.

De acordo com a gestora do Aeroporto, Jocemara Lopes do Amarante, no feriado de 2018 (9 a 13 fevereiro), registrou-se 1.554 passageiros processados, número que cresceu 6% no Carnaval de 2019, saltando para 1.637 passageiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *