Campanha Volta às Aulas chega ao fim com mais de 800 pais orientados neste mês de fevereiro

Orientação da equipe de educação de trânsito da Cettrans/Transitar é para que a comunidade escolar siga as regras de trânsito o ano todo
Aberta no dia 5 de fevereiro – quando iniciou o ano letivo 2020 – a Campanha Volta às Aulas que é tradicionalmente realizada com a comunidade escolar visando ao respeito às leis de trânsito e à segurança de pais e alunos tanto no trajeto como na boa convivência em frente às instituições de ensino foi encerrada hoje (28) pela equipe de Educação de Trânsito da Cettrans/Transitar em frente ao Colégio Santa Maria em Cascavel.

O balanço é positivo: o mês todo de abordagem educativa resultou em 822 pais orientados, durante 18 ações em 16 unidades escolares, entre públicas (municipal e estadual) e privadas. “A aceitação foi excelente, com muito diálogo, troca de ideias, sugestões e respeito por parte de pais e alunos; muitas sugestões de faixas e sinalização foram acatadas, os pais estão também receptivos às nossas orientações e mudando o comportamento, contudo, orientamos que sigam as regras de trânsito durante o ano todo e também quando os agentes não estão por perto, pois são os pais e os responsáveis os exemplos para as crianças, condutores em formação”, explica a coordenadora do setor de educação de trânsito, Luciane de Moura.

Novos projetos

A equipe não para. Encerrada a Campanha Volta às Aulas, na próxima semana os agentes irão para a rua focar no Cidadão em Trânsito. O grupo está organizando atividades em frente às escolas do Município que estão recebendo as faixas elevadas por meio do Projeto Rua Segura.

Também estão sendo preparadas ações educativas nas novas rotatórias que foram implantadas no fim do ano passado e no início deste ano em alguns cruzamentos estratégicos da cidade.

Condutores de vans

Ainda como parte da Campanha Volta às Aulas, na tarde de ontem (27) a equipe de Educação de Trânsito da Cettrans/Transitar e do Departamento de Regulamentação de Transporte, junto com a de educação da PRF, ministrou palestra para condutores de vans escolares de Cascavel. Foi um momento de troca de informações, ideais e esclarecimento de dúvidas quanto ao comportamento no trânsito, conscientizando para a responsabilidade dos condutores no transporte de vidas.

“Enfocamos o risco de associar álcool e direção, a velocidade, a falta de atenção, o uso obrigatório do cinto de segurança para todas as crianças, orientamos a presença de monitor, entre outras regras que fazem parte do curso que os condutores fazem antes de serem habilitados a transportar crianças, com uma boa aceitação”, ressalta Luciane.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *