Audiência pública vai debate projeto de criação e preservação de abelhas sem ferrão  em Cascavel  

Foto: Instituto Biológico

Audiência pública vai debate projeto de criação e preservação de abelhas sem ferrão  em Cascavel  

Acontece na próxima terça-feira (26), às 19h, a Câmara promove uma audiência pública para debater a importância das abelhas no ecossistema e ações para sua preservação no município de Cascavel. A audiência é promovida pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara, dos vereadores Celso Dal Molin, Paulo Porto e Misael Júnior.

Durante o dia, modelos de colmeias adequadas para o cultivo urbano serão expostas no saguão do Legislativo e especialistas e produtores farão palestras para estudantes da rede pública e privada, além da comunidade interessada. Quem estará expondo as colmeias serão a Biolabore (representante da Itaipu), Apivel e Fundetec.

A ideia, que tem a frente o vereador Celso Dal Molin, é espalhar abelhas sem ferrão pelos parques e praças de Cascavel. A proposta tem como objetivo a criação de abelhas nativas sem ferrão, responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas brasileiras. Para o vereador, além de serem fundamentais em uma visão integrada de meio ambiente e sustentabilidade, as abelhas no ambiente urbano poderão integrar um projeto maior de educação ambiental. Apesar de serem bastante comuns na nossa região, muita gente não conhece de perto espécies como a guaraipo (Melipona bicolor), manduri (Melípona marginata), jataí (Tetragonisca angustula) e mirim (Plebeia sp).

Foram convidados para a audiência Marcos Laertes Cordeiro, subtenente da Força Verde, Fabiano Rech, meliponicultor, Edvaldo Geraldo Junior, mestre em Apicultura e Desenvolvimento Sustentável, Marcio Ribeiro, da Defesa Civil, Jair Soares, da Secretaria de Meio Ambiente, Marcia Baldini, da Secretaria de Educação, Paulo Bonato, da Apivel (Associação dos Apicultores de Cascavel), Douglas Kunz, da Biolabore e representantes da Fundetec, Colégio Adventista, Secretaria de Ação Comunitária, Secretaria de Agricultura, Corpo de Bombeiros, FUNDETEC, 15ª Brigada Infantaria Motorizada e COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Cascavel).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *