Alécio vistoria obras da USF Tio Zaca e avalia pedido de moradores da Tito Muffato

Prefeito em exercício esteve nesta manhã (9) na região oeste da cidade

O prefeito em exercício, Alécio Espínola, esteve nesta manhã (9) conferindo o andamento das obra da USF Tio Zaca – Complexo de Atenção Primária de Saúde e Academia da Saúde – que está em fase inicial de construção no Loteamento Paulo Godoy, região oeste da cidade. Com valor licitado de R$ 2,489 milhões, a unidade terá 800 m² de área construída, numa área de 3,5 mil m², desafogando a UBS Santa Cruz, que recentemente foi reformada.

“Há anos que esta região da cidade conta somente com esta unidade de saúde do Santa Cruz e agora está sendo contemplada com esta importante USF, que foi concebida num modelo novo de atenção e prevenção à saúde.  Muito próximo daqui, está iniciando também a obra da USF FAG. São obras que trarão um avanço grande de atenção aos moradores desta região da cidade”, destacou.

Tito Muffato com Apinajés

Antes de passar na obra da USF, o prefeito em exercício atendeu o pedido de moradores da Avenida Tito Muffato e comerciantes estabelecidos nas proximidades do cruzamento com a Rua Apinajés. Eles reclamam da dificuldade de cruzar a via principalmente em horários de pico e apresentaram um pedido de instalação de semáforo no local. Acompanhado do liquidante da Cettrans, Vander Piaia, e do vereador Josué de Souza, Alécio conferiu de perto o tráfego no local. Segundo Piaia, uma medida econômica, viável, prática e eficiente seria a instalação de uma rotatória no local.

“O semáforo, além de ser mais caro, se torna menos seguro principalmente nos bairros, pois o motorista é obrigado a parar inclusive de madrugada. Na rotatória, o trânsito flui mais rápido, de forma organizada”, disse Vander, que solicitará ao setor de engenharia de trânsito a avaliação da rotatória no cruzamento.

Vander se diz adepto de rotatórias, uma solução adotada em boa parte das cidades brasileiras para melhorar o fluxo em cruzamentos de grande movimentação. Em Cascavel, o índice de acidentes em rotatórias é baixo, o que demonstra que os condutores já se adaptaram à sinalização, embora muitos ainda tenham dúvidas de como funciona a utilização.

“A regra é simples. De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, a preferência na rotatória é do veículo que já está em circulação, ou seja, quem está parado deve aguardar quem estiver circulando passar. Caso vários veículos cheguem ao mesmo tempo, a preferência é de quem está à direita”, detalhou Piaia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *