Abelhas com ferrão criadas de forma irregular são recolhidas

Ação aconteceu no bairro Guarujá e foi desencadeada pela Defesa Civil, com apoio da Guarda Municipal e Secretaria de Meio Ambiente
Uma operação de captura de abelhas com ferrão que estavam sendo criadas de forma irregular em área urbana de Cascavel foi realizada na noite desta quinta-feira (20). A ação aconteceu no bairro Guarujá e foi desencadeada pela Defesa Civil com apoio da Guarda Municipal e Secretaria de Meio Ambiente.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Marcio Ribeiro, a criação irregular estava colocando em risco à população.

“A Defesa Civil recebeu denúncia anônima de moradores que se sentiram inseguros e ameaçados pelas abelhas. A partir de então, a Defesa Civil realizou investigação preliminar e constatou a existência de 25 caixas construídas de maneira irregular, com muita fragilidade, prestes a se romperem. Caixas enormes, algumas com mais de 50 quilos contendo mais de 20 mil abelhas. Elas estavam em área pública no Bairro Guarujá”, conta o coordenador.

A operação ocorreu a partir das 21h, devido ao fato de que durante noite as abelhas se recolhem dentro das caixas com a rainha e, assim, podem ser removidas com segurança. Após a captura elas foram realocadas no apiário que a Defesa Civil tem a 60 km de distância do perímetro urbano.

“Importante lembrar que criar abelhas com ferrão na área urbana é crime ambiental. A Defesa Civil de Cascavel é o órgão que tem atribuição legal para capturar e remover abelhas com ferrão”, diz Marcio Ribeiro.

Em de 2020 foram 477 ocorrências envolvendo abelhas, número que saltou para 890 no ano passado. “Atendemos algumas ocorrências envolvendo retiradas de abelhas de maneira irregular por apicultores sem preparo e que geram transtornos e ataques num raio em volta do local da existência das abelhas”, explica o coordenador.

Orientação

A orientação é para que a população acione a Defesa Civil em caso de retirada de abelhas para que o procedimento aconteça de forma programada e segura. O telefone da Defesa Civil é o 199 e pode ser acionado das 8h às 18h. Após esse horário, a ligação deve ser feita para o 153, telefone da Central de Monitoramento do Município de Cascavel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *